Com 100% da população vacinada, Alcântara, no Maranhão, registra 60 dias sem mortos por Covid
O município histórico, que está acostumado a receber turistas, está vendo seu movimento retornar.
A primeira cidade do Brasil a ter 100% da população adulta vacinada contra a Covid-19, Alcântara, na Região Metropolitana de São Luís, no estado do Maranhão, está há 60 dias sem registrar mortes causadas pelo vírus. O município histórico, que está acostumado a receber turistas, está vendo seu movimento retornando aos poucos.
Cerca de 70% da população local é reconhecida como quilombola, o que os coloca em grupo prioritário para vacinação. “Iniciamos aqui a vacinação em massa da comunidade quilombola no dia 30 de março. Depois do dia 15 de abril a gente já sentiu uma diferença. A gente vê que é eficaz, que a vacina é o remédio mesmo”, explicou Sormane Branco, Secretária de Saúde de Alcântara, em entrevista a um programa local.
Os casos de coronavírus tiveram diminuição de 80% no mês de junho em relação ao pico da segunda onda da doença no estado, em abril. Com pouco mais de 22 mil habitantes, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o governo local realizou “Arraiás da Vacinação”, com tradicionais festejos juninos e aplicação de doses durante 24h.
“A cidade agora está movimentada”, contou o empresário Demetrius Oliveira. “Praticamente todo mundo está saindo, mesmo que de máscara, mantendo os cuidados. Vêm pessoas de fora, começa a circular dinheiro, e isso dá um ânimo”.