Com spoiler de Spike Lee, ‘Titane’ leva a Palma de Ouro; veja os vencedores do Festival de Cannes
Em uma mistura de drama, comédia e ficção científica, o filme narra a estranha relação de uma mulher com as máquinas
O thriller “Titane”, da diretora francesa Julia Ducournau, levou o principal prêmio da 74ª edição do Festival de Cannes na noite deste sábado (17/07). A surpresa foi revelada rapidamente: o cinesta Spike Lee, presidente do júri deste ano, anunciou logo no início da noite qual era o vencedor, para desespero dos demais jurados.
Lee foi questionado em francês pela apresentadora no início do evento qual seria o primeiro prêmio a ser anunciado. Prontamente, ele pegou o papel que carregava e anunciou: “O filme que venceu a Palma de Ouro foi Titane”. Ao ver a reação dos outros membros do júri, o diretor entendeu seu erro, e reclamou: “Em inglês!”.
Mesmo assim, Titane marcou a segunda vez que uma mulher vence a premiação e a primeira que vence sem dividir o prêmio. Em uma mistura de drama, comédia e ficção científica, o filme narra a estranha relação de uma mulher com as máquinas, incluindo cenas de sexo com um Cadillac.
A estatueta foi compartilhada em um empate nas categorias de Grande Prêmio e Prêmio do Júri. O iraniano Asghar Farhadi, diretor de “A Hero”, dividiu o primeiro com Juho Kuosmanen, por “Hytti N°6”, da Finlândia. O segundo foi para o tailandês “Memória”, de Apichatpong Weerasethakul, e o israelense “HaBerecht”, de Nadav Lapid.
O ganhador de melhor diretor foi o francês Léos Carax, que apresentou a comédia musical “Annette”, e o prêmio de melhor roteiro foi para “Drive My Car”, do japonês Ryusuke Hamaguchi. O australiano Caleb Landry Jones, do filme “Nitram”, foi para casa como melhor ator da noite, enquanto a norueguesa Renate Reinsve foi considerada a melhor atriz por “Verdens Verste Menneske”.
Com participação brasileira do diretor Kleber Mendonça Filho, o júri foi composto por Spike Lee, Song Kang-ho, protagonista de Parasita, Maggie Gyllenhaal, Mati Diop, Mylène Farmer, Mélanie Laurent, Tahar Rahim e Jessica Hausner.