O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2025
Cinema

Com spoiler de Spike Lee, ‘Titane’ leva a Palma de Ouro; veja os vencedores do Festival de Cannes

Em uma mistura de drama, comédia e ficção científica, o filme narra a estranha relação de uma mulher com as máquinas

Postado em 18 de julho de 2021 por Alice Orth
Com spoiler de Spike Lee
Em uma mistura de drama

O thriller “Titane”, da diretora francesa Julia Ducournau, levou o principal prêmio da 74ª edição do Festival de Cannes na noite deste sábado (17/07). A surpresa foi revelada rapidamente: o cinesta Spike Lee, presidente do júri deste ano, anunciou logo no início da noite qual era o vencedor, para desespero dos demais jurados.

Lee foi questionado em francês pela apresentadora no início do evento qual seria o primeiro prêmio a ser anunciado. Prontamente, ele pegou o papel que carregava e anunciou: “O filme que venceu a Palma de Ouro foi Titane”. Ao ver a reação dos outros membros do júri, o diretor entendeu seu erro, e reclamou: “Em inglês!”.

Mesmo assim, Titane marcou a segunda vez que uma mulher vence a premiação e a primeira que vence sem dividir o prêmio. Em uma mistura de drama, comédia e ficção científica, o filme narra a estranha relação de uma mulher com as máquinas, incluindo cenas de sexo com um Cadillac.

captura de tela 2021 07 17 as 15.37.14
Momento em que os jurados se dão conta de que Spike Lee cometeu a gafe. | Foto: Reprodução/Twitter

A estatueta foi compartilhada em um empate nas categorias de Grande Prêmio e Prêmio do Júri. O iraniano Asghar Farhadi, diretor de “A Hero”, dividiu o primeiro com Juho Kuosmanen, por “Hytti N°6”, da Finlândia. O segundo foi para o tailandês “Memória”, de Apichatpong Weerasethakul, e o israelense “HaBerecht”, de Nadav Lapid.

O ganhador de melhor diretor foi o francês Léos Carax, que apresentou a comédia musical “Annette”, e o prêmio de melhor roteiro foi para “Drive My Car”, do japonês Ryusuke Hamaguchi. O australiano Caleb Landry Jones, do filme “Nitram”, foi para casa como melhor ator da noite, enquanto a norueguesa Renate Reinsve foi considerada a melhor atriz por “Verdens Verste Menneske”.

Com participação brasileira do diretor Kleber Mendonça Filho, o júri foi composto por Spike Lee,  Song Kang-ho, protagonista de Parasita, Maggie Gyllenhaal, Mati Diop, Mylène Farmer, Mélanie Laurent, Tahar Rahim e Jessica Hausner. 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também