O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 23 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
Opinião

A importância da qualificação AAA para a credibilidade das empresas

Confira o artigo, desta terça-feira (20/07), por Rafael Pimenta

Postado em 20 de julho de 2021 por Redação
Pandemia escancarou uma educação sucateada na área da engenharia
Confira o artigo

Você já ouviu falar sobre Triple A ou AAA? Triple A é a nota de avaliação dada pelas agências de rating, que são classificadoras de risco – Moody ‘s, S&P e Fitch. Essa é considerada a melhor nota dada após avaliação do grau de risco e instrumentos de dívida sobre a capacidade de geração de fluxos de caixa suficientes para a durabilidade das empresas.

Para realizar a classificação de risco, as agências de rating utilizam técnicas quantitativas, como análise de balanço patrimonial ativo, passivo, projeções estatísticas e fluxo de caixa, além de análises de elementos quantitativos, como ambiente externo, legislação, setor da empresa, questões judiciais e percepções sobre o emissor e seus processos. Depois disso, os investimentos são classificados em dois grupos: com grau especulativo, onde a nota mais baixa é a D, significando risco alto de inadimplência, e com grau de investimento, em que a nota mais baixa é a BBB-, mostrando a qualidade média de investimento.

Mas por que essa classificação gera confiança nos investidores? Resumidamente, conquistar um selo Triple A significa que a empresa possui track record, ou seja, a organização tem um histórico de honrar suas dívidas. Além disso, existe a auditoria da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o que garante em relatório que todas as contas estão sendo regulamentadas. Desta forma, qualquer investidor pode aplicar sem medo, pois além de seguro, o Triple A garante que o dinheiro será rentabilizado.

Segundo um estudo elaborado pela consultoria britânica Oxford Economics , as dívidas das empresas de países desenvolvidos podem subir até dez pontos percentuais nos próximos anos, chegando a 95% do PIB. Ainda de acordo com a pesquisa, o Brasil ocupa a terceira posição entre os países que mais se endividaram no último ano. Isso indica o motivo de pouquíssimas organizações conquistarem a qualificação Triple A, visto que as companhias estão enfrentando mais dívidas e sujeitas à volatilidade e incerteza em seus setores de atuação.

Com isso, as empresas que possuem qualificação Triple A contam com notas de crédito elevadas, o que mostra solidez financeira e baixos juros a pagar pela companhia. Tudo isso aponta que as organizações são firmes financeiramente e terão menos despesas, gerando mais lucros para os investidores, o que é um excelente sinal para os acionistas. Por isso, as empresas que possuem o selo despertam cada vez mais os olhares dos investidores, pois o risco de perder dinheiro é praticamente inexistente.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também