Cerimônia de abertura das Olimpíadas acontece hoje
Apesar de alguns esportes já estarem acontecendo, a cerimônia de abertura das Olimpíadas de Tóquio acontece oficialmente na manhã de hoje. A 32ª edição da Olimpíada de verão, que deveria ter acontecido no último ano, mas foi adiado por conta da pandemia, terá a abertura oficial a partir das 8h (horário de Brasília) no Estádio […]
Apesar de alguns esportes já estarem acontecendo, a cerimônia de abertura das Olimpíadas de Tóquio acontece oficialmente na manhã de hoje. A 32ª edição da Olimpíada de verão, que deveria ter acontecido no último ano, mas foi adiado por conta da pandemia, terá a abertura oficial a partir das 8h (horário de Brasília) no Estádio Olímpico de Tóquio. O Brasil será representado por apenas quatro pessoas, os atletas Bruno, do Volêi, e Ketleyn Quadros, do Judô, além do chefe da missão e oficial administrativo.
Com o intuito de diminuir a delegação, o Brasil optou por apenas quatro pessoas e o restante estarão privados de participar. Pela primeira vez na história, as cerimônias de abertura e encerramento, não vão contar com a presença do público. A decisão de proibir os espectadores foi tomada por conta da decretação do estado de emergência em Tóquio até o final das competições, até 8 de agosto, e em meio a críticas de autoridades de saúde do país e rejeição da população à competição. Apesar disso, o estádio vai receber mais de 11 mil atletas de 206 nações.
Outras províncias que vão sediar competições também já confirmaram que não terão público: Chiba (que vai sediar competições de surfe, esgrima, taekwondo e luta olímpica), Kanagawa (beisebol/softbol, iatismo e futebol), Saitama (basquete, golfe e futebol), Fukushima (beisebol/softbol) e Hokkaido (futebol e atletismo). As províncias de Miyagi (futebol) e Shizuoka (ciclismo) Ibaraki (futebol) ainda mantém previsão de público (50% do total e limitado a residentes no Japão) durante as competições.
Seguindo a tradição, a cerimônia de abertura das Olimpíadas de Tóquio será composta por pela programação artística, que está sendo mantida em sigilo, o desfile das delegações, o acendimento da pira olímpica, e a liberação simbólica das pombas da paz. Ainda sobre o desfile, ao contrário de edições anteriores onde costumava ser uma das primeiras a desfilar por ordem do alfabeto inglês, a delegação brasileira vai ser a 151ª a entrar levando em conta o alfabeto japonês. Seguindo a tradição, como o país de origem das Olimpíadas, a Grécia entrará primeiro, e o Japão, como sede, será o último país a desfilar.