Polícia Federal descarta fraude em eleições de 2018
Correndo sob sigilo, a diligência ainda não foi finalizada.
O inquérito instaurado pela Polícia Federal (PF) não teria apontado fraudes no sistema eleitoral durante a votação de 2018, de acordo como portal de notícias CNN. A investigação está em andamento desde o pleito, quando foi requisitada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para apurar a possibilidade de interferência no programa que computa os votos.
Correndo sob sigilo, a diligência ainda não foi finalizada, mas já teria concluído que não há evidências de adulteração. Em pesquisa anterior da PF, as 27 superintendências da corporação analisaram seus arquivos à procura de indícios de erros desde a implantação da urna eletrônica, em 1996. Um único caso foi registrado, e posteriormente descartado por tratar-se de estelionato, e não fraude.
O inquérito tem sido usado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para sustentar acusações de que houve fraudação do pleito de 2014 e de 2018, afirmando que teria vencido ainda em primeiro turno.
Em nota, o TSE afirmou que “o acesso indevido, objeto de investigação, não representou qualquer risco à integridade das eleições de 2018”, e que “a investigação corre de forma sigilosa e nunca se comunicou ao TSE qualquer elemento indicativo de fraude”.