O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 23 de novembro de 2024
Na capital

Ensino Fundamental tem retorno híbrido, CMEIs voltam 100% presencial

Escolas municipais e CMEIs se preparam para retorno presencial das aulas

Postado em 9 de agosto de 2021 por Maiara Dal Bosco
Ensino Fundamental tem retorno híbrido
Escolas municipais e CMEIs se preparam para retorno presencial das aulas | Foto: Reprodução

Em Goiânia, as escolas municipais se preparam para o retorno presencial dos alunos do ensino fundamental na próxima segunda-feira (16). Em modelo híbrido, 50% dos estudantes terão aulas presenciais e outros 50% em casa, seguindo um modelo de revezamento. Já nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), 100% das crianças matriculadas retornarão às aulas, sendo 50% no turno matutino e 50% no turno vespertino. Na semana passada, a Prefeitura de Goiânia iniciou o semestre letivo com acolhida dos grupos gestores e de profissionais e, também, convocando os responsáveis a comparecerem às instituições para retirar o Caderno de Atividades, nova proposta pensada para o ensino remoto e híbrido.

O Caderno de Atividades, elaborado pelos professores, vai auxiliar as aulas através do AVAH, Portal Conexão Escola e Conexão Escola TV. Cada instituição está entrando em contato com os familiares para agendar a visita. O Superintendente Pedagógico da SME, Marcelo Ferreira, destaca a importância do Caderno de Atividades e da ampliação do diálogo com os responsáveis. “Esse novo material fortalece o processo de ensino e aprendizagem. Além disso, a relação família e escola, neste momento, é primordial. Por isso, pedimos que todos visitem as instituições onde as crianças estão matriculadas e tirem suas dúvidas e que o retorno seja ainda mais seguro”, pontua.

Nesta semana as instituições continuarão realizando a entrega dos cadernos seguindo todos os protocolos de biossegurança. E quem ainda não fez a retirada, deve entrar em contato com a unidade escolar e marcar um horário para buscar. Essa visita também é momento de os pais autorizarem ou não o retorno presencial, marcado para a próxima segunda-feira (16).

Aparecida

Em Aparecida, a Secretaria Municipal de Educação divulgou no último dia 06, a estratégia que será adotada para a retomada responsável das aulas, de forma presencial, em escolas municipais e nos agrupamentos IV e V dos CMEIs. Segundo a prefeitura, as unidades de ensino já estão preparadas para receber as crianças a partir de hoje (09), observando as medidas de segurança sanitária contra a disseminação da Covid-19 estabelecidas pela Secretaria Municipal de Saúde. Isto é, as unidades de ensino deverão manter o espaçamento entre as carteiras nas salas de aula, diminuindo o número de alunos por classe, aferir a temperatura corporal de todos os alunos e servidores na entrada da unidade, além de exigir o uso de máscara durante toda a permanência no local.

“O nosso Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento a Covid-19 avaliou e decidiu, prudentemente, que 30% é o percentual adequado para a volta às aulas nesse primeiro momento. Sabemos que a pandemia não acabou e todos os servidores administrativos e professores foram orientados sobre os cuidados sanitários que devem ser cumpridos com muita responsabilidade. Nossa expectativa é que os resultados sejam os melhores possíveis”, afirmou o secretário de Educação, Divino Gustavo.

O secretário destacou ainda que a retomada presencial é facultativa (não obrigatória) e que as aulas virtuais continuarão. “As aulas on-line serão realizadas por meio da plataforma AVAP onde os nossos profissionais estarão alimentando com conteúdo e temáticas a serem trabalhadas, em que o aluno que optar pelo ensino virtual possa acompanhar as aulas”, afirmou Gustavo.

CMEIs

Apenas dois agrupamentos vão retomar suas atividades de forma presencial nos centros municipais de Educação Infantil (CMEIs). “Os nossos CMEIs retomarão, nesse primeiro momento, apenas os agrupamentos IV e V. Já os agrupamentos I, II e III, a nossa previsão é retomar em setembro porque o contato das crianças com os nossos profissionais nessa fase é maior. Então, achamos prudente essa retomada só a partir de setembro”, afirmou o secretário. (Especial para O Hoje)

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também