Desafios para a nova advocacia goiana
Confira o artigo, desta quarta-feira (11/08), por Rodolfo Otávio Mota
Comemoramos nesta quarta-feira o Dia do Advogado. Temos muito a comemorar. Nos últimos anos a categoria passou por grandes transformações e significativos avanços, mas também temos muitos desafios para o presente e para o futuro. A pandemia da Covid-19 nos mostrou que temos ainda muito a conquistar. Precisamos implantar em Goiás o conceito da Advocacia 4.0.
A era digital faz com que haja um aumento do nível de exigência em todos os setores – e para o Direito, essa realidade não é diferente. A advocacia 4.0 é o modo de praticar a inclusão de métodos digitais dentro de todas as áreas da profissão. O advogado, para atuar nesse novo mundo, precisa mudar o seu pensamento e forma de trabalho para estar de acordo com o futuro da profissão. É muito mais do que ter presença nas redes sociais e implementar um software no escritório. É preciso estar de olho nas novidades e nas transformações que estão em alta dentro da sua área de atuação.Os escritórios de advocacia precisam ser mais ágeis e menos burocráticos, além de ter maior visão empreendedora da nossa atividade.
Para isso, é preciso inovar. Na gestão da Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (CASAG) implantamos, nos últimos cinco anos, processos para modernizar os diversos serviços prestados para cerca de 50 mil advogadas e advogados no Estado. Esse trabalho culminou na implantação do conceito ADVOnCASAG: uma plataforma digital que permite estarmos presentes(com os serviços e benefícios da entidade) para a nossa advocacia 24 horas por dia, sete dias por semana. Em qualquer lugar do mundo.
Podemos ampliar a presença digital da OABGO. Podemos também promover uma revolução na nossa Escola Superior de Advocacia, para que ela se torne fomentadora de novos conhecimentos e possadesenvolver as habilidades que os jovens profissionais demandam e precisam para vencerem os desafios, se tornarem competitivos e vencedores. Não daqui a dez anos. Agora!
A inovação é conquistada com uma gestão eficiente. Exige investimentos e comprometimento de todos, para que a advocacia possa avançar em todo o Estado.
Com o apoio e dedicação de uma equipe competente e dedicada, realizamos nos últimos cinco anos grandes avanços na CASAG. Implementamos inovações, muitas delas que inspiraram várias outras Caixas de Assistência no Brasil. Estamos presentes em toda as regiões do Estado. Aumentamos o patrimônio da entidade em mais de 600%, ampliamos a estrutura física e digital em Goiânia e no interior, modernizamos os serviços e estivemos presentes quando a advocacia mais necessitou, como nos piores momentos da pandemia. Inovamos. E ainda geramos e fortalecemos o caixa da CASAG, o que somente foi possível com a colaboração e o engajamento de todos.
Esses avanços mostram que é possível, com inovação e gestão, ajudarmos a preparar a advocacia goiana para os desafios do presente e do futuro. Para a inclusão de todos na era digital. Claro, temos também demandas que necessitam de soluções a curto prazo, como as prerrogativas, por exemplo. Precisamos de maior respeito sobre os direitos de todas as advogadas e advogados do nosso Estado. Mas devemos nos preparar para a Advocacia 4.0.
Felizmente, para alcançarmos estes objetivos, temos pessoal qualificado e as ferramentas necessárias na OAB-GO. O que precisamos agora é motivar e unir a nossa advocacia para superarmos os desafios que temos para hoje e para o futuro.