O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quarta-feira, 25 de dezembro de 2024
Voltou atrás

Bolsonaro desiste de pedir impeachment de Barroso, do Tribunal Superior Eleitoral

Presidente entrou com pedido no Senado contra o ministro Alexandre de Moraes, do STF; mas desistiu de pedir cassação de ministro do TSE.

Postado em 25 de agosto de 2021 por admin
Bolsonaro desiste de pedir impeachment de Barroso
Presidente entrou com pedido no Senado contra o ministro Alexandre de Moraes

O presidente Jair Bolsonaro (Sem partido), desistiu, por ora, de pedir o impeachment do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Luís Roberto Barroso. Na última sexta-feira (20/08), Bolsonaro enviou ao Senado um pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e afirmou em entrevista que estava preparando também o pedido de Barroso. As informações são do jornal O Globo.

O presidente vinha sendo aconselhado por assessores a voltar atrás na decisão de pedir a cassação do presidente do TSE para, desta forma, evitar elevar ainda mais a crise institucional entre o Executivo e Judiciário.

O ministro, além de integrar o STF, é presidente do TSE. Após ouvir ponderações de ministros palacianos como Ciro Nogueira (Casa Civil) e Flávia Arruda (Secretaria de Governo), o presidente informou à sua equipe mais próxima que desistiu do segundo pedido.

Diante da crise institucional, a realização de uma reunião entre os chefes dos Três Poderes voltou a ser discutida em Brasília. O encontro que chegou a ser planejada, mas foi cancelada pelo presidente do STF, Luiz Fux, depois que o Bolsonaro subiu o tom de seus ataques ao Judiciário.

Em conversas com outros chefes de Poderes, Fux avaliou que, neste momento, não há clima para a marcação desta reunião. O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), concorda com a posição do presidente do STF.

Segundo eles, é preciso que, antes, Bolsonaro dê sinalizações concretas de que está mesmo disposto a se reunir com outros chefes de Poderes e negociar uma trégua. A desistência do pedido de impeachment contra Barroso seria o primeiro passo.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também