Polícia Federal prende suspeito de pirâmide financeira através de Bitcoins
Na manhã desta quarta feira (25/08), foi preso o dono da GAS Consultoria Bitcoin, Glaidson Acácio dos Santos, na Operação Kryptos, da Polícia Federal (PF), do Ministério Público Federal (MPF) e da Receita Federal, por suspeita de pirâmide financeira. De acordo com a PF, a fraude chegou a movimentar bilhões de reais. Ainda segundo a […]
Na manhã desta quarta feira (25/08), foi preso o dono da GAS Consultoria Bitcoin, Glaidson Acácio dos Santos, na Operação Kryptos, da Polícia Federal (PF), do Ministério Público Federal (MPF) e da Receita Federal, por suspeita de pirâmide financeira.
De acordo com a PF, a fraude chegou a movimentar bilhões de reais. Ainda segundo a PF, Glaidson foi encontrado em uma mansão no bairro de Itanhangá, no Rio de Janeiro. Foram apreendidas barras de ouro, cédulas de dolares, reais e euros.
Os agentes da PF cumpriram nove mandatos de prisão, além de 15 de busca e apreensão nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, São Paulo e no Distrito Federal.
Como era o esquema?
Era prometido às vítimas lucros de 10% ao mês nos investimentos em bitcoins, mas segundo a PF, a empresa nem sequer reaplicava os aportes em criptomoedas, enganando duplamente os clientes.
“Nos últimos seis anos, a movimentação financeira das empresas envolvidas nas fraudes apresentou cifras bilionárias, sendo certo que aproximadamente 50% dessa movimentação ocorreu nos últimos 12 meses”, comenta a PF.
Também fazem parte da força-tarefa o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco/MPF) e a Procuradoria de Fazenda Nacional. Os mandados foram expedidos pela 3ª Vara Federal Criminal do Rio.