Relator da CPI diz que Ricardo Barros é ‘comandante de roubalheira’
Barros é o líder do governo Bolsonaro na Câmara e investigado por irregularidades no processo de compra de vacinas.
O senador Renan Calheiros (MDB-AL), relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, afirmou nesta terça-feira (31/08) que o deputado Ricardo Barros (PP-PR), “é o comandante de um dos maiores esquemas de roubalheira que assaltaram o Ministério da Saúde”. Barros é o líder do governo Jair Bolsonaro na Câmara.
“Nós estamos avaliando que o deputado Ricardo Barros é o comandante de um dos maiores esquemas de roubalheira que assaltou, entre outros órgãos públicos, o Ministério da Saúde. Isso está tudo evidentemente comprovado. Agora pelo FIB Bank, pela sua relação com o Roberto Ferreira Dias, pela maneira com que eles roubavam, publicavam arquitetura do próprio roubo. Isso é uma coisa inédita na própria história da corrupção”, afirmou Renan.
Barros é investigado formalmente pela comissão desde o último dia 18. Ele é suspeito de estar envolvido em irregularidades nos processos de aquisição do governo das vacinas Covaxin e Convidecia. Calheiros disse ainda que Barros exerce um “papel lamentável” na vida nacional e “precisa ser exemplarmente punido por tudo isso”.
Em nota, o deputado respondeu que “senador Renan e a CPI não têm nada contra mim e não terão. Minha conduta é ilibada. Entendo o desespero de não terem concretude nas suas acusações. Só querem atacar o governo do qual sou líder. Enganar o STF não resolve a falta de consistência da CPI. Só causam danos ao Brasil”, disse ele.