O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 23 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
Independência?

STF ordenada retirada de bandeira do Brasil Império de tribunal no Mato Grosso do Sul

Fux disse ser necessária a “manutenção da neutralidade e imparcialidade do tribunal local”.

Postado em 7 de setembro de 2021 por Alice Orth
STF ordenada retirada de bandeira do Brasil Império de tribunal no Mato Grosso do Sul
Fux disse ser necessária a "manutenção da neutralidade e imparcialidade do tribunal local". | Foto: Reprodução/TJMS

O presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, determinou que seja retirada a bandeira imperial do mastro principal do pavilhão do Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul (TJMS). A decisão foi divulgada nesta segunda-feira (06/09).

“A manutenção da situação relatada tende a causar confusão na população acerca do papel constitucional e institucional do Poder Judiciário, na medida em que o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul pretende diminuir os símbolos da República Federativa do Brasil”, diz Fux na decisão.

Ele considerou que o símbolo não faz parte dos oficiais, e que é necessária a “manutenção da neutralidade e imparcialidade do tribunal local.”

O TJMS, em deliberação do desembargador Carlos Eduardo Contar, alegou que o ato celebrava o Dia da Independência. “No período de 6 a 10 de setembro, a entrada do Tribunal de Justiça de MS exibirá a bandeira do Brasil Império, hasteada em seu mastro principal, em alusão ao 7 de setembro de 1822, data da declaração de independência do Brasil, como sinal de reconhecimento ao ideais libertários e de respeito à Constituição”, divulgou o TJMS.

Fux afirmou que foram feitas “reiteradas manifestações públicas do magistrado com motivações político-partidárias, como na solenidade de sua posse na presidência do TJMS, no início do ano”.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também