O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 20 de dezembro de 2024
Representatividade

Google muda definição de síndrome de down após mobilização de influencer brasiliense

O vídeo produzido por Vitória foi compartilhado por milhares de pessoas.

Postado em 17 de setembro de 2021 por Victoria Lacerda
Google muda definição de síndrome de down após mobilização de influencer brasiliense
O vídeo produzido por Vitória foi compartilhado por milhares de pessoas. | Foto: Reprodução

A influencer brasiliense Vitória Mesquita, iniciou uma campanha chamada #atualizagoogle para modificar o resultado da pesquisa do termo “síndrome de Down” que classificava a trissomia do cromossomo 21 como “doença”. A jovem de 22 anos, agora comemora o resultado de seu levante na internet: o buscador passou a se referir à síndrome como “condição genética”.

Vitória comemorou em suas redes sociais a causa ganha. “ATUALIZOU! CONSEGUIMOS! ??❤️

? Em abril desse ano, fiz um REELS em que apontava alguns erros na definição e características da síndrome de down que havia encontrado na página principal da Google, que, entre outras coisas, falava que a T21 era uma doença!

#️⃣ Alguns meses depois, lançamos a campanha #atualizagoogle que contou com mais de 100 publicações (clique na tag) e vídeos de pessoas de todo o Brasil compartilhando conhecimento e fortalecendo uns aos outros nessa missão. Ficamos muito felizes com a repercussão ❤️ VOCÊS SÃO INCRÍVEIS!

? Hoje, podemos celebrar! A Google mudou sua referência de definição da T21 e adicionou informações que ajudam na luta contra desinformação e o capacitismo ?

ESTAMOS JUNTOS NESSA E IREMOS CADA VEZ MAIS LONGE ? PARABÉNS A TODOS!” declarou. 

https://www.instagram.com/p/CTS5ZVAp4Z-/?utm_source=ig_web_copy_link

O vídeo produzido por Vitória foi compartilhado por milhares de pessoas. Uma delas, o senador e ex-jogador de futebol Romário, que tem a filha Ivy também com síndrome de Down. 

O Google aceitou a mudança e justificou o erro anterior. Disse que todo conteúdo destacado nos painéis de informações sobre questões de saúde vem de parceiros com os quais a empresa trabalha em todo o mundo. No caso da definição brasileira, o conteúdo compartilhado é do Hospital Israelita Albert Einstein.

O Google também informa que os usuários da plataforma podem relatar, a qualquer momento, sobre informações incorretas ou desatualizadas, ajudando a melhorar os resultados das buscas.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também