O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quinta-feira, 26 de dezembro de 2024
PublicidadePublicidade
Opinião

Vulnerabilidade a seu favor: a verdadeira liderança

Confira o artigo, desta segunda-feira (27/09), por Victor Rocha

Postado em 27 de setembro de 2021 por Redação
Lei da importunação sexual ‘pegou’
Confira o artigo

O que significa ser um verdadeiro líder? Muitos acreditam que este é formado por punhos cerrados, conversas em tons ameaçadores e até mesmo acreditam que ser um líder é estar constantemente ocupado e sem tempo para ouvir seus liderados.

Posso te contar um segredo? Esta definição é errônea!

Em 2010 Brené Brown, pesquisadora e escritora, trouxe em seu TED Talk o tema “O poder da vulnerabilidade” e a sua palestra viralizou mundialmente. Em suas palavras, Brené traz a importância da conexão entre as pessoas: “A conexão é o motivo de estarmos aqui. É o que dá propósito e significado às nossas vidas. É disso que se trata”.

Quando falamos em vulnerabilidade logo pensamos em fraqueza e impotência, é preciso ter visão para enxergar além destas características. O verdadeiro líder sabe como impactar a vida de seus liderados e entende que a liderança é sobre construir uma conexão emocional e realmente cuidar do seu time.

Por isso, a vulnerabilidade é tão importante no trajeto de um líder. Como disse Brené Brown, vulnerabilidade “não é ganhar ou perder, é ter coragem de agir quando não se pode controlar o resultado”. Quando um líder demonstra para sua equipe que, independente do resultado do projeto, ele continuará firme, ao lado deles e os desenvolvendo, uma conexão nasce e a performance de todos começa a aumentar.

Quando um líder se mostra constantemente blindado, como se nunca errasse e não tivesse defeitos, acaba-se distanciando da sua equipe. Para conectar-se verdadeiramente à um time, às vezes é necessário que o líder “desça um degrau” e demonstre que também erra e tem defeitos, gerando assim uma identificação.

A verdade é que não conhecemos ninguém corajoso que tenha alcançado o sucesso sem experimentar a decepção, fracasso ou até mesmo a fraqueza. Todos nós somos vulneráveis, até os mais bem-sucedidos. De acordo com pesquisas, abrir um negócio é um ato considerado vulnerável, mas ao mesmo tempo pode ser um divisor de águas na história de alguém.

Na minha opinião, esse é o segredo da vulnerabilidade: não podemos evitá-las e viver apenas em momentos seguros, porque nos riscos encontramos as oportunidades que mais fazem crescer. Para um empreendedor, pode ser o momento de abrir seu negócio. Para um líder, pode ser o momento de admitir que falhou para sua equipe. 

Em ambos os momentos de risco, tudo pode mudar. É por isso que devemos aproveitar nossos momentos mais vulneráveis para expandir. Fortalecer seu time muitas vezes é parar e dizer: “sei que posso acabar fracassando, mas ainda assim mergulho de cabeça”.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também