O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 23 de novembro de 2024
Gestão patrimonial

Programa Inventário 2021, lançado pelo Governo de Goiás, realiza controle de bens do Estado

Secretário da Administração, Bruno D’Abadia, destacou a importância do levantamento de bens móveis e imóveis que é feito por todos os órgãos e entidades do Estado de Goiás

Postado em 28 de setembro de 2021 por Giovana Andrade
Programa Inventário 2021
Secretário da Administração

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria da Administração (Sead), lançou, nesta segunda-feira (27/09), o Programa Inventário 2021. A iniciativa, realizada pelo terceiro ano consecutivo, tem como finalidade o levantamento e aperfeiçoamento do controle patrimonial por todos os órgãos e entidades do Estado.

Enquanto os inventários de 2019 e 2020 aprofundaram as investigações sobre os bens do Estado, o procedimento em 2021 consistirá na confirmação desses dados pelos órgãos que têm a posse dos itens já listados. Dessa forma, neste ano a prioridade será detalhar os bens imóveis, desde a descrição até a sua utilização.

Cerca de 200 pessoas, representantes das áreas patrimoniais dos órgãos estaduais, participaram da reunião remota, em que o secretário da Administração, Bruno D’Abadia, explicou como a ação será desenvolvida neste ano. Na visão do secretário, a realidade da gestão dos imóveis em Goiás está sendo transformada.

De acordo com a Sead, as ações desenvolvidas a partir do Programa Inventário em 2019 e 2020 contribuíram para que a aprovação das contas do Governo de Goiás fosse feita sem ressalvas pelo TCE. Contudo, D’Abadia acredita que esta é uma consequência da atuação do Estado na gestão patrimonial.

O secretário agradeceu a atuação dos setoriais da área patrimonial dos órgãos pelo empenho demonstrado em 2020, quando foram inventariados mais de 1,7 milhões de bens móveis e foi feito levantamento de 4.227 imóveis da administração direta e 123 da administração indireta. A intenção é aperfeiçoar a ação nos próximos anos. Nesse sentido, D’Abadia anunciou que, no ano que vem, será possível realizar o inventário de bens imóveis por meio de um sistema que está em desenvolvimento pela equipe da Sead, o que dará mais agilidade ao procedimento.

Na reunião, o superintendente de Patrimônio do Estado, Rogério Bernardes Carneiro, explicou que, a partir do momento em que o inventário é feito de forma constante, ao longo do ano, o trabalho se torna mais simplificado. “A medida que eu tenho uma gestão patrimonial eficiente, no final do ano, o inventário é uma simples conferência”, expôs.

Histórico

O Programa Inventário envolve a contagem de todos os bens móveis do Estado. Essas informações são lançadas no sistema de patrimônio mobiliário e alimentam a contabilidade da gestão junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE). Na primeira edição do programa, realizada em 2019, mais de 25% dos bens móveis do inventário de 2018 não foram encontrados.

Assim, a equipe da Sead procurou sanar as irregularidades e estabeleceu estratégias para a otimização do processo. “Hoje, os trabalhos de gestão patrimonial do Estado de Goiás estão entre os que mais evoluíram no País”, afirmou Bruno D’Abadia. Ele ainda reforçou que, em 2021, o inventário de bens imóveis deve ser entregue até o dia 22 de novembro, enquanto a finalização do levantamento de bens móveis de cada órgão deve ser feita até 20 de dezembro.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também