Alexandre de Morais prorroga por mais 90 dias dois inquéritos ligados a Bolsonaro
Os inquéritos investigam suposta interferência na Polícia Federal e a atuação de “milícias digitais”
O Supremo Tribunal Federal (STF) prorrogou por mais 90 dias dois inquéritos ligados ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e aliados. A decisão foi do ministro Alexandre de Moraes, publicada nesta segunda-feira (11/10).
Um dos inquéritos investiga se Bolsonaro teria tentado interferir na Polícia Federal para beneficiar aliados e familiares. Já o segundo investiga a atuação de “milícias digitais”, envolvendo aliados do governo, que teriam atentado contra o Estado democrático de direito.
Esta é a quarta vez que o inquérito sobre a suposta intervenção na PF é prorrogado, e o novo adiamento vale a partir de 27 de outubro — a última prorrogação neste caso foi feita no dia 20 de julho deste ano. O das “milícias digitais” passa a ser contado a partir do último dia 6, quando se encerrou a data para investigação.
“Considerando a necessidade de prosseguimento das investigações e a existência de diligências em andamento, nos termos previstos no art. 10 do Código de Processo Penal, prorrogo por mais 90 (noventa) dias, a partir do encerramento do prazo final anterior, o presente inquérito”, diz trecho do documento.