Transplante de órgão animal para ser humano é realizado com sucesso pela primeira vez na história
O experimento deve abrir caminho para testes em pacientes com insuficiência renal em estágio terminal.
Pela primeira vez na história, foi realizado um transplante de órgão de um animal para um humano, sem que ocorresse rejeição por parte do receptor. A cirurgia foi realizada na NYU Langone Health, nos EUA.
A experiência foi realizada em paciente com morte encefálica, e por três dias, o novo rim, vindo de um porco geneticamente modificado, foi anexado aos vasos sanguíneos da paciente e mantido fora de seu corpo. Os resultados dos testes de função renal “pareciam bastante normais”, de acordo com o cirurgião do transplante, Robert Montgomery, que liderou o estudo.
Segundo o cirurgião, o rim produziu “a quantidade de urina que você esperaria” de um rim humano transplantado e não foi constatado evidências da rejeição precoce e vigorosa observada em casos de transplantes semelhantes quando rins de porco não modificados são transplantados em primatas não humanos. Além disso, o nível anormal de creatinina do receptor voltou ao normal após o transplante, disse Montgomery.
O experimento realizado deve abrir caminho para testes em pacientes com insuficiência renal em estágio terminal, possivelmente no próximo ano ou no seguinte, disse Montgomery. Esses estudos podem testar a abordagem como uma solução alternativa, de curto prazo, para pacientes em estado crítico, até que um rim humano esteja disponível, ou como um enxerto permanente.