31 funcionários do Inep pedem demissão a poucos dias da prova do Enem
Servidores disseram ver risco à aplicação da prova deste ano por “falta de comando técnico”.
Trinta e um funcionários do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), pediram exoneração nesta segunda-feira (08/11). A prova será realizada nos dias 21 e 28 de novembro, a menos de duas semanas.
As demissões foram pedidas “considerando a situação sistêmica do órgão e a fragilidade técnica e administrativa da atual gestão máxima do Inep”, além de casos de assédio moral e intimidação.
“Não se trata de posição ideológica ou de cunho sindical. A despeito das dificuldades relatadas, reafirmamos o compromisso com a sociedade de manter o empenho com as atividades técnicas relacionadas às metas institucionais estabelecidas em 2021”, diz ofício encaminhado à diretoria.
Entre os funcionários que decidiram se afastar, está Camilla Leite Carnevale Freire, que integrava a coordenação-geral do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que será aplicada no próximo domingo (14).
Em assembleia realizada na última quarta-feira (04), servidores do Inep disseram ver risco à aplicação da prova do Enem deste ano por “falta de comando técnico”.