O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

domingo, 24 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
Pesquisa

Com pandemia, SUS deixa de realizar mais de 900 milhões de procedimentos médicos

Houve aumento somente em “algumas doenças infecciosas e parasitárias”.

Postado em 9 de novembro de 2021 por Alice Orth
Com pandemia
Houve aumento somente em "algumas doenças infecciosas e parasitárias". | Foto: Reprodução

Um levantamento da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) moustrou que houve redução de mais de 900 milhões de atendimentos e ações no período da pandemia pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Na pesquisa foram usados dados pré-pandemia, de janeiro de 2018 a junho de 2019, e durante a pandemia, de janeiro de 2020 a junho de 2021. Foram 4,058 bilhões de procedimentos antes do Covid-19 contra 3,114 bilhões durante a pandemia, com redução total de 23,25%.

Com exceção da implantação de órteses, próteses e materiais especiais, tiveram queda exames, procedimentos cirúrgicos e clínicos e transplantes de órgãos. O grupo mais prejudicado foi o de cirurgia, com queda de 53,47% comparado ao período pré-pandemia, com 36,7 milhões de procedimentos a menos.

Internações eletivas e de urgência tiveram diminuição de 9,9%, com menos 1,7 milhão de registros. Houve aumento somente em “algumas doenças infecciosas e parasitárias”, que inclui as internações por Covid-19, com 86% a mais.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também