O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

domingo, 24 de novembro de 2024
Inflação

Bolsonaro pretende dar aumento salarial para todos os servidores por meio da PEC dos Precatórios

Apesar de já ter sido aprovada na Câmara, a emenda precisa ser aprovada pelo Senado, em dois turnos com quórum qualificado.

Postado em 16 de novembro de 2021 por Almeida Mariano
Bolsonaro pretende dar aumento salarial para todos os servidores por meio da PEC dos Precatórios
Apesar de já ter sido aprovada na Câmara

Após participar de um evento empresarial em Manama, capital do Bahrein, nesta terça-feira (16), o presidente Jair Bolsonaro confirmou que pretende utilizar parte da folga fiscal gerada pela aprovação da PEC dos Precatórios para aumentar o salário dos servidores federais.

Para Bolsonaro, a necessidade do aumento salarial dos servidores está vinculada aos efeitos da pandemia da Covid-19, principalmente relacionada à inflação.

“A inflação chegou a dois dígitos. Conversei com o Paulo Guedes, e em passando a PEC dos Precatórios, tem que ter um pequeno espaço para dar algum reajuste. Não é o que eles (servidores federais) merecem, mas é o que nós podemos dar… Por causa da inflação, os servidores estão há dois anos sem reajuste. Com a questão da pandemia, isso (o aumento) até se justifica, porque muita gente perdeu o emprego ou teve até seu salário reduzido”, declarou o presidente.

Em relação ao aumento, Bolsonaro não informou qual seria a quantia em questão, mas, segundo ele, todos os servidores federais, sem exceção, serão beneficiados.

PEC dos Precatórios

A proposta libera aproximadamente R$ 90 bilhões do orçamento, através de ações como a mudança do cálculo do teto de gastos, e do parcelamento do pagamento de que são dívidas decorrentes de sentenças judiciais, os precatórios.

Apesar de já ter sido aprovada na Câmara, a emenda precisa ser aprovada pelo Senado, em dois turnos com quórum qualificado.

Analistas e economistas têm opinião oposta, no entanto, e acreditam que expandir artificialmente o teto de gastos pode acabar gerando instabilidade e consequentemente alavancar a inflação.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.