O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

terça-feira, 24 de dezembro de 2024
PublicidadePublicidade
Censura

Gestão Bolsonaro teve acesso antecipado e cortou questões do próximo Enem, diz jornal

Presidente afirmou que prova teria “a cara” do seu governo.

Postado em 17 de novembro de 2021 por Alice Orth
Gestão Bolsonaro teve acesso antecipado e cortou questões do próximo Enem
Presidente afirmou que prova teria "a cara" do seu governo. | Foto: Reprodução

Uma matéria publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo em sua edição desta quarta-feira (17/11) revelou que o governo Bolsonaro interferiu no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). A aplicação está marcada os dias 21 e 28 de novembro.

De acordo com o jornal, servidores que pediram a exoneração do instituto afirmaram que houve supressão de questões da prova que foram consideradas “sensíveis” pelo governo. Parte dos 37 funcionários que abandonaram o cargo alegando legando fragilidade técnica e administrativa da gestão, além de censura ao órgão.

Na última segunda-feira (15), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse que a prova teria “a cara” do seu governo”, e que “ninguém precisa estar preocupado com aquelas questões absurdas do passado”. O ministro da Educação, Milton Ribeiro, chegou a afirmar que teria acesso prévio às perguntas. Depois, recuou, declarando que “não houve interferência”.

No Qatar, nesta quarta (17), o presidente voltou a falar do Enem, explicando que a “cara” seria “no sentido de competência, honestidade e seriedade”, e negando que tenha tido acesso antecipado à prova.

Segundo a reportagem d’O Estado de S. Paulo, 24 questões foram retiradas do exame por terem sido rejeitadas pelo diretor de Avaliação da Educação Básica do Inep, Anderson Oliveira, o que teria desequilibrado a dificuldade da prova. 13 puderem ser reinseridas para aumentar a dificuldade novamente.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também