Cresce número de pessoas com 50 anos ou mais tentando entrar no mercado de trabalho
Durante a pandemia, taxa de desemprego para pessoas de 50 anos ou mais superou 7%
Chegar na melhor idade muitas vezes não é tarefa fácil, principalmente quando falamos do mercado de trabalho. Do fim de 2019 até o fim de 2020, mais 400 mil brasileiros com idades a partir de 50 anos passaram a ser desempregados, segundo dados oficiais. Se for considerado o aumento da taxa desde 2012, quando tem início a série histórica, a alta do desemprego foi proporcionalmente maior para o grupo de 50 anos ou mais, segundo levantamento do IDados feito a pedido da BBC News Brasil com base na Pnad Contínua.
Em 2020, ano que surgiu a pandemia, a taxa de desemprego para pessoas de 50 anos ou mais superou 7% pela primeira vez. Se recolocar no mercado com essa idade é um desafio que muitos atribuem ao preconceito e falta de manejo com tecnologias. Mas barreiras foram feitas para serem ultrapassadas e o Super Barão Supermercados pretende contribuir com essa evolução. A ação faz parte do projeto ‘50+’ que consiste na contratação de pessoas dessa faixa etária para os supermercados da Rede Super Barão.
Segundo Luciana Fogaça, Diretora de Recursos Humanos da Rede, inserir esse grupo no mercado de trabalho é uma questão, também, social. “Nós acreditamos que contribuir com a empregabilidade dessa faixa etária, oportunizar a presença deles no mercado, é garantir que eles tenham meios de se manterem ativos, gerando renda e preservando sua saúde mental”. Ela continua enaltecendo a experiência profissional do grupo, que contribuirá com a empresa e firmará uma menor rotatividade de funcionários.
O trabalhador mais velho tem muita experiência e comprometimento. É preciso derrubar as percepções erradas sobre os custos, falta de intimidade com tecnologia e agilidade. A idade não vai caracterizar a pessoa. As empresas já perceberam isso e muitas criaram programas de contratação específicos. Para quem estiver interessado em ingressar nas vagas de operador de caixa e empacotador nas Redes Super Barão Luciana alerta que o processo seletivo ainda está ativo, basta mandar o currículo para o email [email protected].
Felizmente, a diversidade não é mais uma opção nas empresas, torna-se uma realidade. Inúmeros estudos vêm revelando como a inclusão de diferentes pontos de vista dentro de um time geram mais produtividade, inovação e, consequentemente, mais lucro para as organizações. Além disso, a responsabilidade social, incluindo o apoio à diversidade, vem sendo um tema sensível à sociedade que tem pressionado cada vez mais às organizações por soluções que promovam igualdade de oportunidades a diferentes públicos.
Seis dicas para conseguir um emprego aos 50 anos
Conforme a expectativa de vida do brasileiro aumenta, cresce a necessidade de o mercado de trabalho absorver profissionais com 50 anos ou mais. Se está desempregado, na faixa etária desse perfil e anda meio para baixo por causa da idade, não desanime! Descubra com a Luciana Fogaça, Diretora de Recursos Humanos da Rede Super Barão, o que você pode fazer a respeito para conseguir um novo emprego.
Primeiro atualize seus conhecimentos em tecnologia, procure ajuda para dominar a operação dos principais aplicativos utilizados no momento. Faça networking, quanto mais pessoas da sua área você tiver contato, maiores as chances de conseguir trabalho.
Também procure por vagas na internet, dedique uma fatia de tempo para investigar os sites de oportunidades de emprego. Atualmente, existe o site ‘Maturijobs’, especializado em vagas para pessoas com mais de 50 anos. O ‘Jooble’ também oferece um filtro de busca baseado na idade. Não se esqueça de cuidar da sua saúde, um dos fatores que pode pesar contra a contratação de um profissional acima dos 50 anos é a condição física e de saúde.
Veja o empreendedorismo como alternativa. Acima dos 50 anos, o profissional já possui experiência suficiente para se arriscar nessa direção. Por último, procure controlar a ansiedade. Entendemos que pode ser desesperador ficar sem trabalho em qualquer altura da vida. Procure não tomar decisões baseadas no desespero. Na ausência de oportunidades, foque a sua atenção na procura de trabalho. Esteja aberto para algum trabalho temporário. Pode ser que a partir dele, um outro efetivo apareça depois. O importante é procurar se manter ativo.