O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quinta-feira, 23 de janeiro de 2025
PublicidadePublicidade
Robôs?

Crescimento repentino de seguidores de Bolsonaro no Twitter intriga especialistas

Segundo a BotSentinel, plataforma desenvolvida para classificar e rastrear bots e trolls, o perfil de Bolsonaro ganhou 65.268 novos seguidores na terça-feira (26/4).

Postado em 28 de abril de 2022 por Ícaro Gonçalves

Após o bilionário Elon Musk, autodeclarado “absolutista da liberdade de expressão”, anunciar a compra do Twitter por US$ 44 bilhões, os perfis do presidente Jair Bolsonaro (PL) e de alguns apoiadores registraram crescimento repentino e incomum no número de seguidores.

Na conta de Jair Bolsonaro, o crescimento já ultrapassa 100 mil novos seguidores desde terça-feira (26/4) e continua crescendo. O movimento atípico chamou a atenção de especialistas em tecnologia, que suspeitam que bots (robôs virtuais) possam estar por trás dos novos “seguidores”.

Segundo a BotSentinel, plataforma desenvolvida para classificar e rastrear bots e trolls, o perfil de Bolsonaro ganhou 65.268 novos seguidores na terça-feira (26/4), muito acima da média diária de 6 mil que vinha registrando anteriormente.

“Estou sendo questionado se acredito que as novas contas que seguem Jair Bolsonaro são orgânicas, e a resposta curta é não. Não acho que dezenas de milhares de brasileiros decidiram criar novas contas ao mesmo tempo e seguir Bolsonaro porque Elon Musk está comprando o Twitter”, publicou Christopher Bouzy, CEO da BotSentinel.

Questionado pela BBC News Brasil, Bouzy disse: “Por que milhares de pessoas de repente criariam novas contas no Twitter para seguir Bolsonaro por causa das notícias de Elon Musk?”. Conforme destaca Bouzy, alguns perfis foram criados nos últimos dias e logo já registraram mais de mil seguidores.

Interações

Se o número de seguidores aumentou, o mesmo não ocorreu com as interações dos seguidores, outro forte argumento que aponta para perfis ‘fakes’. Os filhos do presidente, Carlos e Flávio Bolsonaro, também registraram um aumento substancial no número de seguidores no Twitter nos últimos dois dias. Em contrapartida, no mesmo período suas interações caíram 60% e 55%, respectivamente.

Em nota, o Twitter informou que acompanha a movimentação repentina de seguidores em perfis do mundo todo, mas que o crescimento aparenta ser orgânico. “Ao que tudo indica, essas oscilações parecem ter sido, em grande parte, resultado de um aumento na criação de novas contas e desativação de outras, organicamente. Seguiremos analisando essas alterações e, como parte de nossos esforços contínuos, tomando medidas contra contas que violem nossa política de spam”, informou a assessoria da rede social.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também