O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 11 de janeiro de 2025
PublicidadePublicidade
Paralisação

Servidores do INSS em Goiás completam 50 dias de greve com mobilização em Brasília

Os servidores reivindicam melhores salários e condições de trabalho, mas tem enfrentado resistência por parte do Governo Federal.

Postado em 11 de maio de 2022 por Ícaro Gonçalves

Em greve há quase 50 dias, trabalhadoras e trabalhadores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de todo o país participam nesta quarta-feira (11/5) de uma série de mobilizações na Praça dos Três Poderes, em Brasília. Os servidores reivindicam melhores salários e condições de trabalho, mas tem enfrentado resistência por parte do Governo Federal.

De Goiás, sob a coordenação do Sintfesp-GO/TO (Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde e Previdência Social de Goiás e Tocantins), a comitiva saiu de Goiânia às 5h da manhã. Já na capital federal, pela manhã, os servidores e servidoras percorreram e ocuparam as frentes do Palácio do Planalto, do Ministério da Economia e da Direção Central do INSS, local onde hoje há reunião da Mesa Nacional de Negociação.

As manifestações visam pressionar o governo, em especial os ministérios do Trabalho e Previdência (especificamente o INSS) e da Economia. “O presidente do INSS abriu as negociações apenas no dia 28, mas ainda não apresentou proposta. Somente após a apresentação de alguma proposta que o comando de greve irá avaliar se a proposta é boa ou não. Até lá a greve continua”, afirmou Grete Tirloni, diretora de formação do Sintfesp-GO/TO, em contato com o jornal O Hoje.

Pautas do INSS

Entre as reivindicações específicas, os servidores demandam melhores condições do trabalho presencial e do teletrabalho. Segundo os dirigentes sindicais, as Agências da Previdência Social (APSs) de todo o País atuam com um número pequeno de trabalhadores diante de uma alta demanda represada. Há atualmente 3 milhões de requerimentos represados no INSS em todo país.

Também há pedidos sobre:

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também