O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quarta-feira, 25 de dezembro de 2024
PublicidadePublicidade
Contaminação

10% dos casos de câncer na Europa estão ligados a poluição

Para a instituição, o número pode diminuir de forma drástica se as políticas existentes fossem realizadas de forma mais rigorosa

Postado em 28 de junho de 2022 por Mariana Fernandes

De acordo com informações da Agência Europeia do Ambiente (AEA), publicada nesta segunda-feira (27), relata que cerca de 10% dos casos de câncer na Europa estão ligados à poluição e, em sua maioria, poderiam ser evitáveis na maioria dos casos.

Para a instituição, o número pode diminuir de forma drástica se as políticas existentes fossem realizadas de forma mais rigorosa, especialmente ao se tratar de poluição. 

“A exposição à poluição do ar, ao tabagismo passivo, aos raios ultravioletas, ao amianto, a alguns produtos químicos e a outros poluentes está na origem de mais de 10% dos cânceres na região. Todos os riscos cancerígenos ambientais e profissionais podem ser reduzidos”, afirmou Gerardo Sanchez, perito da AEA, sobre o documento comunicado.

Os dados também mostram que a poluição do ar é responsável por um por cento dos casos e que dois por cento das mortes, em um índice pode subir para  9% se tratada como câncer de pulmão. 

A exposição a longo prazo às partículas, com um poluente atmosférico e leucemia entre crianças e adultos possuem correlação. Outras substâncias utilizadas na alimentação, como Chumbo, arsénico, crómio, pesticidas e bisfenol A, estão entre as mais perigosas para a saúde dos europeus e algumas chegam a ser proibidas pela União Europeia (UE).

Substâncias químicas utilizadas em locais fechados, como o ambiente de trabalho, e que acabam sendo liberadas no ar, também são cancerígenas.

Na União Europeia, 2,7 milhões de pessoas são diagnosticadas com câncer a cada ano e 1,3 milhão morrem em decorrência dele. O continente, que representa apenas 10% da população mundial, concentra 23% dos novos casos e 20% das mortes.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também