sexta-feira, 25 de setembro de 2026
Contaminação

10% dos casos de câncer na Europa estão ligados a poluição

Para a instituição, o número pode diminuir de forma drástica se as políticas existentes fossem realizadas de forma mais rigorosa

Mariana Fernandespor em

De acordo com informações da Agência Europeia do Ambiente (AEA), publicada nesta segunda-feira (27), relata que cerca de 10% dos casos de câncer na Europa estão ligados à poluição e, em sua maioria, poderiam ser evitáveis na maioria dos casos.

Para a instituição, o número pode diminuir de forma drástica se as políticas existentes fossem realizadas de forma mais rigorosa, especialmente ao se tratar de poluição. 

“A exposição à poluição do ar, ao tabagismo passivo, aos raios ultravioletas, ao amianto, a alguns produtos químicos e a outros poluentes está na origem de mais de 10% dos cânceres na região. Todos os riscos cancerígenos ambientais e profissionais podem ser reduzidos”, afirmou Gerardo Sanchez, perito da AEA, sobre o documento comunicado.

Os dados também mostram que a poluição do ar é responsável por um por cento dos casos e que dois por cento das mortes, em um índice pode subir para  9% se tratada como câncer de pulmão. 

A exposição a longo prazo às partículas, com um poluente atmosférico e leucemia entre crianças e adultos possuem correlação. Outras substâncias utilizadas na alimentação, como Chumbo, arsénico, crómio, pesticidas e bisfenol A, estão entre as mais perigosas para a saúde dos europeus e algumas chegam a ser proibidas pela União Europeia (UE).

Substâncias químicas utilizadas em locais fechados, como o ambiente de trabalho, e que acabam sendo liberadas no ar, também são cancerígenas.

Na União Europeia, 2,7 milhões de pessoas são diagnosticadas com câncer a cada ano e 1,3 milhão morrem em decorrência dele. O continente, que representa apenas 10% da população mundial, concentra 23% dos novos casos e 20% das mortes.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
Câncer Europa Saúde

Veja também

presidente-russia-putin

Rússia

Partido de Putin conquista recorde de cadeiras na Duma em eleição na Rússia

Rússia Unida terá 349 dos 450 assentos do Parlamento; 46 veteranos da guerra na Ucrânia também f...
Abbas acusa Israel de “guerra genocida” em discurso remoto na ONU

Palestina x Israel

Abbas acusa Israel de “guerra genocida” em discurso remoto na ONU

Presidente da Autoridade Palestina teve visto negado pelos EUA e defendeu solução de dois Estados ...
Avião usado na captura de Maduro participa de exercício no Brasil

Exercício Conjunto Tápio 2026

Avião usado na captura de Maduro participa de exercício no Brasil

HC-130J Combat King II está na Base Aérea de Campo Grande para treinamento conjunto com a FAB
Juiz derruba veto de Trump e manda devolver acesso de três veículos de comunicação à Casa Branca

ACESSO IMEDIATO

Juiz derruba veto de Trump e manda devolver acesso de três veículos de comunicação à Casa Branca

CNN, MS NOW e Politico tiveram credenciais retiradas após presidente acusá-los de publicar notíci...
Espanha pune maus-tratos a cães e gatos com multas de até R$ 1 milhão

É LEI!

Espanha pune maus-tratos a cães e gatos com multas de até R$ 1 milhão

Lei proíbe o uso de animais em lutas, rifas, trabalhos excessivos e propagandas que provoquem medo ...
Presidente do Irã acusa EUA e Israel de terrorismo durante discurso na ONU

ASSEMBLEIA DA ONU

Presidente do Irã acusa EUA e Israel de terrorismo durante discurso na ONU

Em discurso na Assembleia Geral, Masoud Pezeshkian mostrou fotos de crianças mortas em escola e dis...
EUA abrem vaga para professor de português do Brasil em base da Força Aérea, três semanas antes da eleição brasileira

POLÍTICA

EUA abrem vaga para professor de português do Brasil em base da Força Aérea, três semanas antes da eleição brasileira

Aulas serão para militares e profissionais do governo dos Estados Unidos, entre outubro e novembro
trump

EUA x irã

Trump ameaça Irã com ação militar e cobra isolamento econômico de Teerã

Presidente americano afirmou que pode escolher entre um acordo e uma ofensiva contra o regime irania...