O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quinta-feira, 23 de janeiro de 2025
PublicidadePublicidade
Pesquisas

Faxineiros estão em primeiro lugar de profissões com mais vagas no Brasil

A análise mostra que em um ano, foram criados 163,4 mil novos empregos para faxina.

Postado em 11 de julho de 2022 por Victória Vieira

Um levantamento feito pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), relatou que entre todas as profissões presentes no Brasil, as vagas de faxineiro foram as mais requisitadas nos últimos 12 meses até o mês de maio.

A pesquisa foi feita a partir dos dados disponibilizados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Previdência. A análise mostra que em um ano, foram criados 163,4 mil novos empregos para faxina.

Além disso, a pesquisa produziu um ranking das profissões que mais geraram emprego em 12 meses entre as 2.608 ocupações da Classificação Brasileira de Ocupações (CBO). Confira as 5 primeiras posições:

  • Faixineiro; (163,4 mil empregos)
  • Assistente administrativo; (122,5 mil empregos)
  • Vendedor de comércio varejista; (119, 6 mil empregos)
  • Alimentador de linha de produção; (117, 33 mil empregos)
  • Auxiliar de escritório; (113,3 mil empregos)

Durante a pandemia, de acordo com a CNC, cerca de 1,59 milhão de faxineiros formais foram registrados. Entretanto, ano passado, o resultado foi de 1,79 milhão. Isso representa uma expansão de 10% em um ano.

Essa salto pode ser explicado em decorrer de uma maior abertura no mercado de serviços, já que houve uma priorização em trabalhos presenciais com cargos de baixa renumeração e qualificação.

“O setor de serviços foi o último a reagir e é o que está impulsionando o mercado de trabalho. As empresas reabrindo passam a demandar mais serviços como os de faxina”, informa Fabio Bentes, autor da pesquisa e economista da CNC. “É uma profissão importante, essencial, mas do ponto de vista do investimento não é ocupação que irá agregar muito em termos de resultado para a empresa”, acrescentou.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também