O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quinta-feira, 23 de janeiro de 2025
Inédito

Autorretrato de Van Gogh é achado em obra do pintor; Conheça outras imagens escondidas em quadros

Na última quarta-feira (13/7), conservadores de arte descobriram um autorretrato de Vincent Van Gogh, escondido atrás da pintura “Retrato de Mulher (Cabeça de Camponesa)”. Os especialistas afirmam que o autorretrato era desconhecido, até agora.

Postado em 14 de julho de 2022 por Ana Bárbara Quêtto

Na última quarta-feira (13/7), conservadores de arte descobriram um autorretrato de Vincent Van Gogh, escondido atrás da pintura “Retrato de Mulher (Cabeça de Camponesa)”. Os especialistas afirmam que a obra era desconhecida, até agora.

A imagem foi encontrada quando o quadro, de 1885, passou por um raio-X antes de ser enviado para uma exposição. O retrato estava protegido por uma folha de papelão, na parte de trás da obra conhecida. O pintor holandês costumava reaproveitar telas, como forma de economizar dinheiro, segundo as Galerias Nacionais da Escócia (NGS).

Em seu comunicado, a NGS alega que o autorretrato de Van Gogh tenha sido feito em um momento crucial da vida do mestre. Dessa forma, acredita-se que a obra foi desenhada quando ele foi exposto ao impressionismo francês, após se mudar para Paris.

“Momentos como esse são incrivelmente raros”, disse Frances Fowle, curadora sênior de arte francesa do NGS. “Descobrimos uma obra desconhecida de Vincent van Gogh, um dos artistas mais importantes e populares do mundo”.

De acordo com o comunicado, o desenho “mostra um assistente barbudo com um chapéu de abas com um lenço frouxamente amarrado na garganta. Ele fixa o espectador com um olhar intenso, o lado direito do rosto na sombra e a orelha esquerda claramente visível”.

Apesar de a condição do material ser desconhecida, o processo de remoção da cola e do papelão será delicado para manter a conservação do produto. Mas, uma pesquisa sobre como isso pode ser feito sem prejudicar a tela “Retrato de Mulher” já está em andamento.

Leia também: Vândalo que jogou torta em Monalisa é internado em ala psiquiátrica da polícia; Relembre outros ataques à pintura

La Republique, Jean-François Millet

A famosa estátua “La Republique”, que fica em Paris, apareceu por baixo do quadro “The Wood Sawyers”, de Jean-François Millet. A pintura mostra dois homens serrando um tronco de árvore. A estátua foi desenhada para um concurso na França, porém, Jean decidiu reutilizar a tela, assim como Van Gogh.

A reflectografia mostrou outros detalhes ocultos, como lágrimas e partes dobradas. A modalidade também mostrou outros detalhes ocultos, como lágrimas e partes dobradas.

Gramas e Borboletas, Van Gogh

Na obra-prima “Grama e Borboletas”, de Van Gogh, é possível ver uma camponesa desenhada embaixo da tela verde e azul. Este é outro exemplo de um reaproveitamento feito por um dos pintores mais conhecidos do mundo.

A mulher foi representada nas cores: preto e marrom. O quadro final é de 1887, e a figura foi descoberta apenas em 2008, através da técnica de raios X fluorescentes.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também