domingo, 11 de outubro de 2026
Parceria

Baldy reúne Caiado com Ciro e Lira para mostrar força política

Presidente do PP Goiás não fala em pressionar governador, mas mantém posição de ser pré-candidato ao Senado em qualquer cenário

Francisco Costapor em

Pré-candidato ao Senado da base de Ronaldo Caiado (União Brasil), o presidente estadual do Progressistas (PP) Alexandre Baldy organiza visita do presidente da Câmara Arthur Lira e do presidente nacional da sigla Ciro Nogueira ao governador. O encontro ocorrerá em Anápolis, no fim do mês, e tem como intuito mostrar a força política de Baldy. 

“É um encontro para demonstrar nossa força política”, revela o ex-ministro ao Jornal O Hoje. O dia certo, contudo, ainda será definido. 

Questionado se essa demonstração de força tem por objetivo se tornar o nome único ao Senado na chapa de Caiado, Baldy diz que não. Segundo ele, a posição segue a mesma: “Eu continuo como sempre, sendo pré-candidato ao Senado em qualquer cenário, sem a preocupação se terá um ou mai candidatos.”

O governador Ronaldo Caiado tem adiado o máximo possível a decisão por um nome de consenso ou a opção por não ter um pré-candidato ao Senado na sigla, o que permite – conforme entendimento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) – a disputa isolada, ou seja, por vários postulantes à Casa alta do Congresso. Baldy é defensor dessa segunda tese.

Assim como os deputados federais Zacharias Calil (União Brasil) e delegado Waldir (União Brasil) – esse segundo o responsável pela consulta ao TSE –, Baldy defende os múltiplos nomes para que o eleitor escolha o que mais se identifica. Esta situação, contudo, tem como contrários o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, deputado estadual Lissauer Vieira (PSD), e senador Luiz do Carmo (PSC).

Lissauer e Luiz, inclusive, fazem pressão para que Caiado opte por um só nome. Eles, inclusive, já subiram o tom e deixaram no ar a possibilidade de composição com outros pré-candidatos ao governo de Goiás. Marconi Perillo (PSDB) e Gustavo Mendanha (Patriota) estariam de olho nos insatisfeitos com o governo. 

PP pressiona?

Baldy já deixou claro ao Jornal O Hoje que o PP não pressionará Caiado. “Da minha parte, do partido progressistas, não existe pressão. Somos a favor das candidaturas independentes. Participa quem desejar”, revelou o ex-ministro.

Ainda na, o presidente estadual do PP disse não acreditar que algum partido da base possa deixar o governador Ronaldo Caiado, independente da decisão. “Eu posso responder por mim, não acredito. Só se o PP for colocado para fora, o que não acredito.”

Ele acredita que a tendência do governador é permitir as candidaturas isoladas e não escolher um único nome. Caiado ainda não deu sinais de quando anunciará a decisão.

Vices

De fora da base de Caiado, Goiás ainda tem um alto número de pré-candidatos ao Senado. Na chapa de major Vítor Hugo (PL), o ex-senador Wilder Morais (PL) está certo na disputa. Na federação PT, PV e PCdoB, Denise Carvalho (PCdoB) e Cristiano Cunha (PV) colocaram o nome à disposição.

Também à esquerda, a UP tem o professor Reinaldo Pantaleão como pré-candidato ao Senado. Pelo PSOl, a ex-candidata à prefeitura de Goiânia Manu Jacob está no páreo. 

O mais recente a se lançar como pré-candidato ao Senado é o policial civil Eduardo Rodovalho, do Pros. Pelo Novo, o nome é Leonardo Rizzo.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
Caiado Ciro

Veja também

Record cancela debate presidencial do segundo turno entre Lula e Flávio Bolsonaro

ELEIÇÕES 2026

Record cancela debate presidencial do segundo turno entre Lula e Flávio Bolsonaro

Encontro estava marcado para domingo (11) e seria o primeiro confronto direto entre os candidatos
Nunes Marques manda suspender canal de WhatsApp pró-Lula

ELEIÇÕES 2026

Nunes Marques manda suspender canal de WhatsApp pró-Lula

Decisão do presidente do TSE atende pedido de Flávio Bolsonaro e vale até o fim do segundo turno
Caso Master completa um mês sem andamento na presidência do STF

CASO MASTER

Caso Master completa um mês sem andamento na presidência do STF

Polícia Federal (PF) deve entregar a Fachin, na terça-feira (13), um relatório com menções a in...
celina leão

ELEIÇÕES NO DF

Celina Leão denuncia panfleto com número errado no DF

Governadora afirma que vai encaminhar o material à Polícia Federal para identificar os responsáve...
Flávio Bolsonaro faz moto-carreata em São Gonçalo e pede votos para o segundo turno

ELEIÇÕES 2026

Flávio Bolsonaro faz moto-carreata em São Gonçalo e pede votos para o segundo turno

Candidato do PL participou de ato com o governador eleito Douglas Ruas e o prefeito Capitão Nelson
TSE dá 48 horas para Meta explicar suposta restrição a conteúdo da campanha de Lula

ELEIÇÕES 2026

TSE dá 48 horas para Meta explicar suposta restrição a conteúdo da campanha de Lula

Decisão atende a ação da coligação de Luiz Inácio Lula da Silva, que acusa a empresa de tentat...
Fábio Faria diz em áudio que presença de Moraes seria risco em viagem à Bahia

CASO VORCARO

Fábio Faria diz em áudio que presença de Moraes seria risco em viagem à Bahia

Faria propôs manter a viagem no feriado de 7 de setembro apenas com o grupo, ao afirmar que a prese...
Celina Leão

SAÚDE NO DF

Celina Leão anuncia ampliação do pronto-socorro do Hospital de Brazlândia

Obra de reforma e ampliação deve elevar a capacidade de atendimento da unidade