O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

domingo, 22 de fevereiro de 2026
Transmissão

Goiás tem 12 casos confirmados de varíola dos macacos

Ao todo, no Brasil foram confirmados 607 casos da varíola do macaco, enquanto o mundo chegou à marca de quase 16 mil ocorrências da doença

Rodrigo Melopor Rodrigo Melo em 23 de julho de 2022

A Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES-GO) informou que o estado possui 12 casos confirmados da varíola dos macacos (monkeypox). Ao todo são 9 infectados em Goiânia, 2 em Aparecida de Goiânia e uma em Inhumas. Todos os casos confirmados de monkeypox são de homens entre 26 e 43 anos, apontou o documento.

De acordo com boletim, há mais 16 suspeitos sendo investigados, sendo 12 ocorrências suspeitas na capital e outras 4 em Itaberaí, Trindade, Formosa e Valparaíso.

Leia também: Veja quando um caso de varíola dos macacos é considerado suspeito

Ao todo, no Brasil foram confirmados 607 casos da varíola do macaco, enquanto o mundo chegou à marca de quase 16 mil ocorrências da doença.

Transmissão da varíola dos macacos

A varíola dos macacos é uma doença viral rara causada pelo vírus hMPXV (Human Monkeypox Virus, na sigla em inglês). Ela é transmitida pelo contato próximo com uma pessoa infectada e com lesões de pele. O contato pode ser por abraço, beijo, massagens ou relações sexuais. A doença também é transmitida por secreções respiratórias e pelo contato com objetos, tecidos (roupas, roupas de cama ou toalhas) e superfícies utilizadas pelo doente.

Emergéncia de saúde global

Organização Mundial da Saúde (OMS), classificou neste sábado (23/7) a varíola dos macacos como caso de emergéncia de saúde global. Até o momento, 16 mil casos da doença foram confirmados em 75 países.

“Decidi declarar uma emergência de saúde pública de alcance internacional”, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

O diretor informou, ainda, que com as ferramentas disponíveis será possível controlar o surto e parar a transmissão da doença.

A diretora da OMS de Preparação Global para Riscos Infecciosos, Sylvie Briand, afirmou que é prioridade conter a varíola dos macacos em países não endêmicos, o que pode ser alcançado por meio de ações rápidas.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também