O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

domingo, 23 de fevereiro de 2025
Agronegócio

Taxa de juros do FCO prejudica redução da desigualdade regional

FCO custeio, que operavam na safra passada com uma taxa de juros variando entre 6,23 e 7,27%, subiram para 9,41 e 12%

Postado em 2 de agosto de 2022 por Maria Paula Borges

Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO) é um fundo de desenvolvimento regional, criado pela Constituição Federal de 1988 com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico e social da Região Centro-Oeste e reduzir as desigualdades regionais.

Ele é responsável pelo financiamento de custeio e investimento para os setores rural, industrial e comercial. Representa para Goiás e para os demais estados da região Centro-Oeste, uma fonte importantíssima de financiamento para o setor rural.

Para o ano agrícola 2022/23, o FCO elevou as taxas de juros para o setor agropecuário. O FCO Verde, linha de financiamento para projetos de conservação da natureza e Integração Lavoura-Pecuária-Floresta, e Inovação Tecnológica, para financiar as mais diversas inovações tecnológicas nas propriedades rurais, tiveram suas taxas de juros majoradas de 5,46 para 7,46%. O FCO Desenvolvimento Rural, linhas para investimento, que possuía uma taxa de juros entre 6,09 e 7,03%, foram elevadas para 9,05 e 11,39%, variando de acordo com o porte do produtor rural. 

Por fim, o FCO custeio, que operavam na safra passada com uma taxa de juros variando entre 6,23 e 7,27%, subiram para 9,41 e 12%. 

As elevações de juros seguiram a tendência de elevação de todas as outras taxas da economia, principalmente a Selic, que hoje está na casa dos 13,25%.

No entanto, é importante mencionar que esse aumento do custo do crédito, fará com que o custo para se produzir aumente ainda mais, impactando a renda do setor que já é baixa, uma vez que o custo para se produzir já está em patamares muito elevados.

Com essas novas taxas, mais altas, os produtores vão analisar ainda mais o custo financeiro para se produzir. Não fechando as contas, com certeza ele buscará novas alternativas para os seus investimentos e custeio.

Essa elevação significativa das taxas de juros do FCO impactará negativamente para o desenvolvimento econômico da região Centro-Oeste e para a redução das desigualdades regionais.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também