O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

domingo, 17 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
Negócios

Lojistas da 44 esperam aumento nas vendas para Dia dos Pais

Lojistas da 44 esperam aumento nas vendas para o Dia dos Pais

Postado em 9 de agosto de 2022 por Ícaro Gonçalves

Cerca de 66% dos goianienses devem comprar algum presente para o Dia dos Pais, a ser comemorado no segundo domingo de agosto. A estimativa partiu de um levantamento da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Goiânia, que também mostrou que os itens de vestuário e calçados estão entre os preferidos para presentear os papais.

Os dados da CDL animam lojistas da Região da 44 em Goiânia, segundo maior polo de confecção e moda do país e o maior do Centro-Oeste. “A nossa expectativa é ter um aumento de até 30%, em relação a nossa média normal de vendas no varejo e atacarejo, para esta e a próxima semana”, afirma Vanessa Márcia de Assis, lojista da região há 17 anos e proprietária de uma marca de moda masculina.

Para a empresária, épocas como o Dia das Mães, dos Namorados e dos Pais sempre ajudam a movimentar as vendas na região, com o aumento da procura por atacadistas de outras cidades, mas também pelo consumidor goianiense e da região metropolitana. “As vezes costuma vir a família toda para comprar. Tem cliente que compra o presente do pai e também uma peça para ele próprio, para o filho, para um irmão ou um tio”, explica Vanessa.

Trabalhando com moda masculina e feminina, o lojista Lucas Roberto Silva também espera um bom aumento nas vendas de varejo e atacarejo, em virtude das compras para o Dia dos Pais. “A nossa expectativa é de um aumento de até 30% em relação a nossa média normal de vendas e de 15% em relação ao que comercializamos no ano anterior”, afirma o comerciante.

Varejo e atacarejo                 

De acordo com o presidente da Associação Empresarial da Região da 44 (AER44), Lauro Naves, o Dia dos Pais é a quarta melhor data do ano para o comércio do polo confeccionista de Goiânia. Ele destaca inclusive que a região, nos últimos anos, vem se preparando para receber esse público do varejo e do atacarejo.

“Nós últimos cinco anos a 44 ganhou vários novos empreendimentos. São shoppings maiores e que oferecem lojas mais confortáveis e estruturadas, onde os lojistas podem receber bem tanto o cliente do atacado, que ainda é a grande maioria aqui, quanto os clientes do varejo e atacarejo, cuja presença na região vem crescendo ano após ano”, esclarece Lauro Naves.

Para aqueles que estão pensando em buscar o presente do papai na Região da 44, o presidente da AER44 dá algumas dicas. “Para esse público que vem à região para as compras no varejo ou atacarejo, os melhores dias para eles são as segundas, terças e quartas, que é quando a região está mais tranquila. Outra dica boa é, sempre que possível, optar pelo pagamento em Pix, pois essa é uma modalidade de pagamento mais vantajosa, tanto para o cliente quanto para os lojistas da 44, que em sua grande maioria são microempreendedores e, portanto, são isentos de tarifa nessa forma de pagamento, segundo o Banco Central”, sugere Naves.

Pesquisa CDL Goiânia

Ainda segundo o levantamento da CDL Goiânia, 45% dos entrevistados que pretendem presentear vão gastar o mesmo valor de 2021. Já para 24% dos ouvidos na sondagem o preço desembolsado será menor que no ano passado e para 18% o investimento será maior. Além dos pais e padrastos, que representam 66% dos que serão homenageados, maridos, mães, avôs, tios, amigos e irmãos também foram mencionados na coleta de informações.

“Um ponto importante captado no levantamento é que muita gente aproveita a data para dar presentes a outras pessoas que não sejam especificamente os pais. O lojista deve abrir o olhar neste aspecto para também oferecer produtos e serviços que se encaixem a esses demais públicos”, comenta Geovar Pereira, presidente da CDL Goiânia.

Dos que vão presentear, 78% pretendem pesquisar os preços antes da efetivação da compra. Ainda não decidiram sobre essa questão um montante de 12%. Levando em consideração o gênero, 84% dos homens irão fazer pesquisas, contra 75% das mulheres, e, entre elas, 18% ainda não sabem se pesquisarão, contra apenas 4% de homens indecisos.

Os presentes mais lembrados pelos consumidores que participaram do levantamento são as roupas e calçados (46%), seguidos por perfumes e cosméticos (20%) e relógios, joias e acessórios, com 14%. Para o pagamento, o cartão de crédito parcelado é a opção mencionada por 33% dos consumidores. O cartão de crédito à vista vem em segundo lugar, com 20%, e o Pix, com 19%. Cartão de débito e dinheiro seguem com 15% e 13%, respectivamente.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também