O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Útilidade pública

Como evitar e checar informações falsas?

Cheque a página em que foi publicada a notícia, verificando o tom da matéria, os responsáveis pela redação e também a URL.

Postado em 17 de agosto de 2022 por Lorenzo Barreto

1. Não veja apenas o título, leia a matéria completa – Com tanta coisa para ver, tem gente que acha que só ler a manchete já basta. As notícias falsas costumam possuir chamadas bombásticas que não traduzem o contexto real da matéria, podendo levar a compreensões equivocadas. Por isso, ler o conteúdo completo já é um bom passo no combate as Fake news.

2. Checar a data de publicação – É frequente que notícias sejam tiradas de contexto para enganar o leitor. Assim, a pessoa está lendo uma notícia verdadeira mas que não coincide com o momento atual. Para evitar esse e outros equívocos de interpretação, é essencial verificar a data de publicação. Nem sempre a notícia é falsa, mas pode ser velha e não fazer mais sentido com os fatos atuais. 

#3. Acesse fontes e sites confiáveis – Cheque a página em que foi publicada a notícia, verificando o tom da matéria, os responsáveis pela redação e também a URL. Prefira sites conhecidos e com boa credibilidade como OHoje. Mas atenção! Alguns portais falsos costumam simular o endereço de um veículo que tenha credibilidade para enganar o leitor. 

#4. Confirme a notícia em outras fontes – Caso você receba mensagens de áudio, vídeo ou texto via WhatsApp procure a informação em portais confiáveis antes de divulgá-la. Isso é fundamental para confirmar a veracidade do fato e evitar a propagação de Fake News.

#5. Não abra links suspeitos – Está em dúvida se é verdade ou não? Então, tome cuidado e não abra nenhum link suspeito, mesmo vindo em mensagens de conhecidos. Se abrir o link, não forneça informações pessoais e nem acesse com o login e senha de suas mídias sociais.

#6. Avise seus grupos de amigos que a notícia é falsa – Nem todos os conhecidos que enviam informações falsas o fazem com consciência. Por isso, se identificou uma Fake News, avise a pessoa que compartilhou com você e a incentive a checar a veracidade antes de enviar notícias.  

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também