segunda-feira, 17 de agosto de 2026
Destroços

Navios alemães da 2ª Guerra Mundial reaparecem em trecho do rio Danúbio, após seca na Sérvia

Os navios, que faziam parte da frota do Mar Negro das tropas nazistas em 1944, afundaram ao recuar de um ataque das forças soviéticas

Ana Bárbara Quêttopor Ana Bárbara Quêtto em

Uma intensa seca na Europa levou o rio Danúbio a um de seus níveis mais baixos, em quase um século. Com isso, dezenas de cascos de navios de guerra alemães, afundados durante a Segunda Guerra Mundial, começaram a aparecer perto da cidade portuária de Prahovo, no leste da Sérvia.

Mais de 20 cascos foram expostos em um trecho do Danúbio, com a severa secagem, vista por cientistas como uma consequência do aquecimento global.

Os navios, que faziam parte da frota do Mar Negro das tropas nazistas em 1944, afundaram ao recuar de um ataque das forças soviéticas.

Leia também: Colisão no ar entre aviões mata três pessoas nos EUA: “Ouvi um grande estrondo”

“As embarcações alemãs deixaram para trás um grande desastre ecológico que nos ameaça, o povo de Prahovo”, disse Velimir Trajilovic, um pensionista de 74 anos, que escreveu um livro sobre esses navios nazistas.

Algumas embarcações ainda contêm toneladas de munição e explosivos, o que pode representar um perigo ao transporte marítimo. Elas também possuem torres, pontos de comando, mastros quebrados e cascos retorcidos.

Tráfego fluvial

Após a aparição dos destroços, apenas 100 metros do rio ficaram navegáveis, dificultando o tráfego fluvial durante este período de estiagem. Dessa forma, em março, o governo sérvio solicitou o resgate dos cascos, munições e explosivos.

Estima-se que o custo da operação foi de 29 milhões de euros, aproximadamente R$ 151,4 milhões.

Veja abaixo imagens dos navios:

Foto: REUTERS/Fedja Grulovic
Foto: REUTERS/Fedja Grulovic
Foto: REUTERS/Fedja Grulovic
Foto: REUTERS/Fedja Grulovic

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também

trump

Ameaça

Trump ameaça bombardear Omã e cobra rendição do Irã em disputa sobre Estreito de Ormuz

Presidente americano critica negociações entre Mascate e Teerã e afirma que país será alvo caso...
Violência contra trabalhadores humanitários atinge novo patamar em zonas de conflito

ONU

Violência contra trabalhadores humanitários atinge novo patamar em zonas de conflito

ONU alerta para aumento da insegurança e destaca uso de drones armados em ataques contra civis e eq...
trump

Exercícios militares

Trump manda reduzir exercícios militares com Coreia do Sul

Presidente dos EUA considerou as manobras um sinal “inadequado e hostil” à Coreia do Norte e ci...
colômbia

RELAÇÃO COLÔMBIA-EUA

De la Espriella pede a Trump suspensão de tarifas após terremoto na Colômbia

Pedido ocorre em meio à operação de emergência que mobiliza equipes de resgate e assistência hu...
Terremoto de magnitude 7,7 deixa ao menos 38 mortos na Indonésia

Tragédia

Terremoto de magnitude 7,7 deixa ao menos 38 mortos na Indonésia

Tremor atingiu a região da ilha de Flores e provocou danos em imóveis; alerta de tsunami chegou a ...
ONU alerta para impacto de sanções dos EUA na chegada de ajuda humanitária a Cuba

Sanções

ONU alerta para impacto de sanções dos EUA na chegada de ajuda humanitária a Cuba

Restrições e temor de empresas afetam transporte de medicamentos, equipamentos de água e outros i...
Terremoto

Colômbia

Terremoto de 7,4 deixa 281 mortos e 379 desaparecidos na Colômbia

Após 72 horas do tremor, equipes de resgate reduzem buscas em áreas sem possibilidade de sobrevive...
EUA acusa cerca de 40 países de facilitar entrada de produtos chineses

Acusação

EUA acusa cerca de 40 países de facilitar entrada de produtos chineses

Relatório aponta uso de terceiros países para alterar a origem de mercadorias e reduzir o impacto ...