sábado, 29 de agosto de 2026
Recomeço

Vítimas de violência doméstica ganham chance de recomeço em curso de Costura Industrial, em Jataí

A qualificação faz parte do projeto de “Mais Um Sem Dor” para trazer maiores chances de reingresso no mercado formal de trabalho

Ícaro Gonçalvespor em

Um grupo de dez mulheres vítimas de violência doméstica receberam na última semana diplomas de conclusão do curso de Cozinha Industrial, em Jataí. A qualificação faz parte do projeto de “Mais Um Sem Dor” para trazer maiores chances de reingresso no mercado formal de trabalho.

O curso, de 80 horas/aula, foi ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Jataí. Durante a qualificação, as estudantes receberam vale-transporte, auxílio-lanche e bolsa de custeio.

O projeto nasceu em 2018 da união de esforços do Ministério Público do Trabalho em Goiás (MPT-GO) e da Justiça do Trabalho. Desde então, a iniciativa vem promovendo formação humana, qualificação técnica e encaminhamento ao mercado formal de trabalho de pessoas em vulnerabilidade socioeconômica.

Leia também: Projeto gera reinserção de mulheres vítimas de violência doméstica no mercado de trabalho

Entre os atendidos estão pessoas em situação de rua, trans, travestis, mulheres negras, imigrantes, refugiados, quilombolas, mulheres que estão cumprindo pena em regime fechado, entre outros. Cerca de 700 pessoas já foram qualificadas pela iniciativa.

O Juizado Especial de Violência Doméstica de Jataí e o Senai da cidade foram parceiros do “Mais Um Sem Dor” na cidade. A iniciativa está ou já esteve presente em oito municípios goianos: Goiânia, Anápolis, Luziânia, Catalão, Jataí, Mineiros, Cavalcante e Niquelândia.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
Mulheres violência doméstica

Veja também

dengue aedes aegypti

mosquito da dengue

Goiás registra avanço da dengue e alta de 388% nos casos de chikungunya em 2026

Estado contabilizou 83,8 mil casos confirmados de dengue no primeiro semestre, enquanto circulação...
aedes aegypti

SAÚDE E TECNOLOGIA

Goiânia tem o melhor desempenho em estudo que usa IA para prever picos de dengue

Modelo de inteligência artificial desenvolvido por pesquisadores da Unesp conseguiu identificar ten...
Médicos da rede municipal de Goiânia avaliam possibilidade de greve

Impasse

Médicos da rede municipal de Goiânia avaliam possibilidade de greve

Categoria realiza assembleia neste domingo (31) para decidir os próximos passos da mobilização co...
El Niño

Meio ambiente

União anuncia investimento de R$ 1,3 bilhão para enfrentar efeitos do El Niño

Plano reúne governo federal, Estados e municípios do Centro-Oeste em ações contra seca, incêndi...
Miramar dos Santos Rocha, preso por atirar em ex-funcionário

CONFLITO TRABALHISTA

Dono de lava-jato é preso após atirar em ex-funcionário em Goiânia; veja vídeo

Homem baleado havia trabalhado para Miramar no lava-jato, e os dois se desentenderam por causa de di...
FDA aprova Mounjaro para reduzir risco de infarto e AVC em diabéticos

CANETA EMAGRECEDORA

FDA aprova Mounjaro para reduzir risco de infarto e AVC em diabéticos

Nova indicação nos Estados Unidos é destinada a adultos com diabetes tipo 2 e alto risco cardiova...
Buscas por policial e amigo desaparecidos chegam a 48 horas em Goiás

RIO PARANAÍBA

Buscas por policial e amigo desaparecidos chegam a 48 horas em Goiás

Dupla desapareceu após canoa virar durante pescaria no Rio Paranaíba; operação reúne 14 pessoas...
condenado

Crime

Homem é condenado a 19 anos de prisão pelo feminicídio de jovem que filmou a própria morte, em Jataí

Diego Fonseca Borges foi condenado pelo assassinato de Ielly Gabriele Alves, que registrou em vídeo...