Correios exigirão CPF de remetentes em pacotes de encomendas nacionais a partir de quinta-feira
A empresa afirmou que a nova medida tem o objetivo de dar “maior segurança ao processo, os remetentes de encomendas nacionais”
Após anúncio dos Correios, as encomendas nacionais deverão identificar os remetentes em pacotes nacionais, nesta quinta-feira (1/9). Com isso, os brasileiros deverão apresentar CPF ou CNPJ, e em caso de estrangeiros, basta apresentar o número do passaporte.
A partir do dia 1 de setembro, todos os usuários do serviço devem apresentar o documento na hora de realizar qualquer postagem nacional. No caso da recusa do documento de identificação, os funcionários da agência devem recusar a encomenda.
De qualquer forma, os Correios afirmam que os dados informados pelos clientes serão mantidos em sigilo, de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Um sistema semelhante é usado em remessas internacionais.
Leia também: Correios de Goiás devem pagar multa de R$ 51 mil à trabalhadores
Encomendas nacionais
Em nota, os Correios afirmou que a nova medida tem o objetivo de dar “maior segurança ao processo, os remetentes de encomendas nacionais” e que “os dados não ficarão expostos nas etiquetas, sendo inseridos somente nos sistemas de atendimentos e seguirão todas as orientações sobre privacidade da Lei Geral de Proteção de Dados”.
A empresa ainda acrescenta que, além de ajudar durante o rastreamento das encomendas, os dados informados permitirão o uso de outras funcionalidades de interatividade na entrega.
Encomendas endereçadas aos terminais de autoatendimento (lockers) ou enviadas por meio do serviço gratuito Clique e Retire também deverão conter o CPF, CNPJ ou número do passaporte do destinatário, além do número de telefone celular ou e-mail de contato do mesmo.