Liz Truss é eleita nova premiê do Reino Unido
Entenda quem é a nova primeira-ministra que se inspira em Margaret Thatcher
Liz Truss foi anunciada como a nova chefe do Partido Conservador britânico e, por consequência, nova primeira-ministra do Reino Unido, nesta segunda-feira (5). Entre os votos válidos, Liz obteve mais de 81 mil (57,4%), enquanto sua concorrente Rishi Sunak teve pouco mais de 60 mil (42,6%).
Na última fase da eleição interna do Partido Conservador , Liz Truss venceu Rishi Sunak, ministro da economia no governo de Boris Johnson. Inspirada por Margaret Thatcher, a quem interpretou quando criança em uma peça, Liz espera agora seguir os passos como a terceira mulher a chefiar no Reino Unido.
Entrega do cargo e discurso
Após ser anunciada como primeira-ministra do Reino Unido, Liz subiu ao palco do evento mobilizado pelo Partido Convervador para agradecer aos apoiadores e falar sobre os seus planos de governo. “Amigos e colegas, obrigado por depositar sua fé em mim para liderar nosso grande Partido Conservador, o maior partido político da Terra”, comentou. A primeira-ministra também aproveitou o momento para parabenizar seus concorrentes e agradecer sua família.
Até o momento, também é esperado que Johson faça uma declaração fora de Downing Street na manhã desta terça-feira, antes de viajar para a Escócia para apresentar sua renúncia à rainha. A vencedora da eleição, a primeira-ministra Liz Truss, se reunirá com a rainha e será oficialmente convidada a formar um governo.
Comparações com Magaret Thatcher
Liz vestiu o manto de Thatcher, a guerreira anticomunista, evangelista e ícone conservadora que chegou a Downing Street, em um momento de crise econômica comparada à atual. “Os princípios em que ela obtinha, eram princípios corretos”, afirmou Truss, atraindo a maior salva de palmas da noite. “Irei assumir responsabilidade pessoal, dar às pessoas controle sobre seu próprio dinheiro e colocar o dinheiro de volta nos bolsos das pessoas”, completou.
Ao ser questionada como ela reage diante da decisão de acionar o arsenal nuclear do Reino Unido para defender o país, a primeira-ministra revelou estar pronta para exercê-lo.
Entre os membros do Partido Conservador, Tony Clark que vive nas imediações de Birmingham, afirma que Liz “é a versão barata de Thatcher”. Mas, apesar disso, planejar acreditar que a primeira-ministra seja confiável.
Leia também: Militares são orientados a não participarem de atos políticos do 7 de setembro, no DF