Militares são orientados a não participarem de atos políticos do 7 de setembro, no Distrito Federal

No Exército, comandantes de quartéis já realizam alertas verbais à tropa sobre o tema

Postado em: 01-09-2022 às 11h26
Por: Mariana Fernandes
Imagem Ilustrando a Notícia: Militares são orientados a não participarem de atos políticos do 7 de setembro, no Distrito Federal
A recomendação de não participar das manifestações, foram reforçadas aos militares nas redes sociais | Foto: Exército Brasileiro/ Reprodução

Após recomendação do Ministério Público do Distrito Federal, os comandantes da Polícia Militar e dos Bombeiros da capital enviaram comunicado aos subordinados orientando a todos os militares da ativa a não participarem das manifestações políticas no dia 7 de setembro. 

O documento coloca também a prontidão de todo o efetivo operacional da Polícia Militar entre os dias 6 e 8 de setembro. E que, no período citado, sejam suspensas a concessão de qualquer dispensa.

No Exército, comandantes de quartéis já realizam alertas verbais à tropa sobre o mesmo tema. Em um dos casos, segundo oficial que acompanhou os treinamentos das atividades no Dia do Soldado, foi lido o item 57 do Anexo do Regulamento Disciplinar do Exército, que proíbe ”manifestar-se, publicamente, o militar da ativa, sem que esteja autorizado, a respeito de assuntos de natureza política-partidária”. 

Continua após a publicidade

Na Força Aérea, além da recomendação de não participar das manifestações, foram reforçadas aos militares de condutas vedadas nas redes sociais. De acordo com o artigo 10 do Regulamento Disciplinar da Aeronáutica, não é permitido ao militar externar-se publicamente a respeito de assuntos políticos.

Veja: Segurança de Bolsonaro teme envenenamento e pede para que sanduíches em debates sejam analisados

Veja Também