sábado, 26 de setembro de 2026
Ramo empresarial

Agronegócio goiano cresce na geração de postos de trabalho

No país houve um aumento de 4,6% de ocupação do setor, esse número representa 839 mil pessoas a mais em comparação com o mesmo período de 2021

Sabrina Vilelapor em

Dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Universidade de São Paulo (Usp) apontam que no segundo trimestre deste ano que mais de 19 milhões de pessoas trabalham no ramo do agronegócio. A pesquisa destaca ainda um aumento de 4,6% de ocupação do setor, esse número representa 839 mil pessoas em comparação com o mesmo período de 2021. 

Esse número é o maior em um segundo trimestre desde 2015. A pesquisadora do Cepea, Nicole Rennó Castro justificou o aumento de empregos no ramo. “Esse bom resultado que o nosso acompanhamento tem identificado para o mercado de trabalho do agronegócio reflete um processo gradual que ainda está em curso de recuperação dos empregos, e também a conjuntura favorável que o setor tem vivenciado aí nos últimos poucos anos”.

Setor goiano

Em Goiás, entre os anos de 2020 a 2022 houve um crescimento de 27% em postos de trabalho no agronegócio, conforme afirma a Gestora de Recursos Humanos da empresa de venda de maquinários agrícolas, Kênia Fonseca Silveira.  Segundo ela, as áreas que mais tiveram aumento foram as comerciais e técnico operacionais. As administrativas, chamadas de backoffice, cresceram de acordo com a operação. Embora a geração de empregos tenha aumentado, ainda é desafiador achar mão de obra qualificada. 

“A natureza do nosso negócio, o agro, já demanda muitos cargos com especificidades características, e no momento ainda temos que lidar com o efeito pós pandemia, onde as pessoas estão mais ansiosas e deprimidas. É uma reação em cadeia, na qual as pessoas preferem atividades com ofereçam mais qualidade de vida . E preferem locais de trabalho que não tenham que trabalhar no final de semana, por exemplo . Mas o agro não para, dependemos do clima , da economia que são fatores que não temos controle”, salienta.

Para entrar no mercado do agronegócio, algo que é essencial, segundo Kênia, é se identificar com o ramo. Ela afirma que a pessoa deve ser curiosa e gostar de aprender e reaprender o tempo todo e que ter adaptabilidade, flexibilidade e criatividade são muito demandados  das pessoas que trabalham nesse meio. 

“Temos que estar preparados para atuar fortemente nos momentos de oportunidade, como foi agora nesses últimos dois anos. E gostar de colocar a “mão na massa” e trabalhar muito . Estar disponível e ter disponibilidade para atender o cliente e ter intrinsecamente o valor de “entregar o que prometeu “, e afinidade e interesse pela tecnologia.”

A tecnologia veio como aliado no meio de agronegócio e não como um inimigo que diminui trabalhadores humanos. Contudo, é necessário ter um conhecimento voltado para a tecnologia para conseguir se manter no mercado que está se modernizando cada dia mais. 

Segundo Silveira, existe a necessidade de capacitação de pessoas, pois não estão investindo em suas formações conciliando com o avanço da tecnologia e análise de dados empresariais. Ela explica que nessa etapa os Soft Skills – usados por profissionais de recursos humanos para definir habilidades – estão cada vez mais sendo colocados em prova. Essa etapa faz parte do dia a dia visto que se trata de habilidades em lidar com objeções, diferenças de pensamento , habilidade para se fazer claro , para lidar com esse processo de automação. Lembrando que a tecnologia está bem inserida , ela vem para termos mais tempo para nos relacionar e melhorar os contatos. “Deixemos a tecnologia fazer o que fazem com muito mais agilidade  e precisão em relação às pessoas”, declara.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
agronegocio Trabalho

Veja também

Acidente entre caminhão e carro na GO-244 fere motorista e mata quatro bois em Porangatu

Porangatu

Acidente entre caminhão e carro deixa motorista ferido e quatro bois mortos na GO-244

Motorista do carro teve fraturas na face e nos membros inferiores; caminhão levava 35 bois na carro...
Festival Viva Goiânia

ANIVERSÁRIO DE GOIÂNIA

Festival Viva Goiânia terá 229 atrações em outubro

Comemorações pelos 93 anos da Capital serão realizadas em 11 regiões, com shows, esporte, cultur...
Foragido morre após confronto com policiais na divisa entre DF e Goiás

troca de tiros

Foragido morre após confronto com policiais na divisa entre DF e Goiás

Homem era monitorado por suspeita de transportar drogas entre Águas Lindas e o Distrito Federal e e...
Criminosos usam TikTok para divulgar venda de conteúdo de abuso sexual infantil

INVESTIGAÇÃO

Criminosos usam TikTok para divulgar venda de conteúdo de abuso sexual infantil

Investigação identificou mais de 30 perfis que direcionavam interessados ao Telegram, onde materia...
TCM impede redução de escalas na Saúde de Goiânia e cobra explicações sobre financiamento

Impasse na saúde da capital

TCM impede redução de escalas na Saúde de Goiânia e cobra explicações sobre financiamento

Prefeitura terá de manter plantões e serviços nos parâmetros de agosto enquanto apresenta ao Tri...
"Mãe Loira do Funk" troca de carro quatro vezes antes de ser presa em sítio

TORTUROU O EX

“Mãe Loira do Funk” troca de carro quatro vezes antes de ser presa em sítio

Segundo a polícia, Verônica Costa tentou despistar as equipes durante o trajeto entre o Rio de Jan...
Criança de 2 anos morre após ser arremessada de carro em Goiânia

NÃO RESISTIU AOS FERIMENTOS

Criança de 2 anos morre após ser arremessada de carro em Goiânia

Menina estava no colo da mãe e sem cinto de segurança, segundo testemunhas
Chuvas deixam seis mortos e mais de 642 mil pessoas afetadas no Rio Grande do Sul

Temporais no RS

Chuvas deixam seis mortos e mais de 642 mil pessoas afetadas no Rio Grande do Sul

Caxias do Sul concentra quatro das vítimas; Defesa Civil contabiliza centenas de desabrigados e des...