Corpo de Rainha Elizabeth II segue para Edimburgo e cidadãos se reúnem para despedida
O caixão de carvalho coberto por flores brancas, envolvido com a bandeira oficial da Coroa na província, deixou o local na parte da manhã, às 10h do horário da capital escocesa.
O corpo da rainha Elizabeth II saiu em cortejo fúnebre do Castelo de Balmoral e agora segue para Edimburgo. O caixão de carvalho coberto por flores brancas, envolvido com a bandeira oficial da Coroa na província, deixou o local na parte da manhã, às 10h do horário da capital escocesa. Com isso, o corpo da monarca irá ao Palácio de Holyrood, lugar oficial da família real, e depois será levado de avião para Londres, na terça-feira (11/9).
Em média, é esperado que o corpo demore cerca de 6 horas para chegar em Edimburgo. A rota do cronograma do cortejo está previsto nas cidades e vilas escocesas de Aberdeen, Dundee e Perth.
Os cidadãos escoceses se despediram silenciosamente da rainha. Ao todo, sete carros participaram da ocasião. A princesa Anne, filha de Elizabeth e uma das pessoas que presenciou os últimos momentos da mãe, estava no segundo veículo acompanhada de seu marido, Timothy Laurence.
As figuras políticas da Escócia também se manifestaram sobre o evento. Nicola Sturgeon, primeira-ministra da capital, desabafou em seu perfil do Twitter, dizendo que a perda da rainha é algo “triste e comovente”. Confira:
Agora nomeado rei, Charles III e outros integrantes da família farão a participação do cortejo que terá início às 14h35 do horário local, às 10h35 pelo horário de Brasília. De acordo com o Palácio de Buckingham, o enterro da Rainha Elizabeth será realizado no dia 19 de setembro.