Governadoriáveis defendem capacitação, incentivos e ampliação do desporto
Nesta segunda, O HOJE mostra cada uma das propostas dos candidatos ao governo de Goiás voltadas ao esporte
Na sequência dos resumos das apresentações de eixos do plano de gestão dos candidatos ao governo de Goiânia, O Hoje aborda, nesta segunda-feira (12), a questão esportiva. Os concorrentes do Palácio das Esmeraldas propõem capacitação de profissionais, incentivos ao desporto, ampliação de programas e mais.
Durante a última semana, o jornal apresentou educação, saúde, segurança pública e cultura. Ressalta-se, que são recortes dos planos, por isso é possível conferir todas as propostas dos governadoriáveis no Divulga Contas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Major Vitor Hugo
Candidato do PL, o deputado federal Major Vitor Hugo, no eixo esporte, defende a adoção de políticas públicas participativas para promoção de atividades, a integração regional com base nas necessidades locais, reestruturação do programa Pró Atleta, assim como a integração da prática desportiva à políticas públicas de saúde. O texto também expõe como proposta o trabalho conjunto com as associações representativas de classe para capacitação dos profissionais de educação física, etc.
Reinaldo Pantaleão
Candidato ao governo de Goiás pela UP, o professor Reinaldo Pantaleão, neste eixo, propõe a implementação dos Centros de Referência do Esporte Regionalizados.
Professora Helga
A professora Helga Martins (PCB) quer fomentar prioritariamente projetos e programas de práticas corporais e de lazer que se caracterizem como esporte coletivo de base. Também quer incluir movimentos feministas, étnico-raciais e LGBTs na formulação de programas e projetos de esporte, apoiar esportes e lazer paraolímpicos, fazer concursos para equipe multiprofissional e multidisciplinar da Secretaria de Esporte e Lazer, incentivar a criação de Conselhos Comunitários para gestão de esporte e lazer, dentre outras coisas.
Edgar Diniz
No plano de gestão de Edgar Diniz (Novo) consta o apoio a municípios para que implementem em sua rede de ensino atividades de cunho esportivo, a simplificação do processo de realização de eventos esportivos e criar um programa com atividades esportivas em contraturno de escolas do ensino médio do Estado. O texto também aponta atrair grandes eventos esportivos para Goiás, reformar e ampliar estruturas poliesportivas, bem como realizar campanhas de conscientização sobre a prática do esporte.
Cíntia Dias
A candidata do PSOL Cíntia Dias propõe a reorientação das políticas sociais e econômicas para o combate às estruturas de desenvolvimento desigual e garantia de acesso aos bens públicos, como o esporte e lazer, por meio da criação de condições (emprego e combate à fome).
Wolmir Amado
O ex-reitor da PUC-GO Wolmir Amado (PT) quer, em seu plano de gestão preliminar, garantir o acesso à cultura, aos esportes e ao lazer, a implantação de uma agenda de futuro para o esporte e fortalecer a prática de esporte nas escolas públicas.
Gustavo Mendanha
O ex-prefeito de Aparecida de Goiânia Gustavo Mendanha (Patriota) incluiu no plano de gestão a estruturação da rede de saúde para a continuidade da assistência biopsicossocial em centros de convivência e ginásios poliesportivos, após a alta da reabilitação. Ele também expõe a ampliação de disciplinas eletivas de projetos de práticas esportivas na rede de ensino fundamental, bem como estimular a realização de grandes eventos de esporte.
Ronaldo Caiado
As propostas do governador Ronaldo Caiado (União Brasil) para o esporte são, dentre outras coisas, “modernizar os equipamentos esportivos do Estado; garantir bolsas de incentivo ao esporte; e adotar ações para garantir o acesso de mais goianos ao esporte e lazer”. E, ainda, estimular atletas de alto rendimento, continuar os programas existentes (como Esporte e Lazer nas cidades), ampliar ações que incentivem práticas recreativas e desportivas, etc.