Pesquisas não intimidam Mendanha que fala em vencer disputa no “primeiro turno”
Caso isso não aconteça, candidato lembra que o segundo turno tem tempo igual para os candidatos mostrarem suas propostas para a população.
O ex-prefeito de Aparecida de Goiânia e candidato ao governo de Goiás Gustavo Mendanha (Patriota) roda o Estado com mais intensidade nos últimos meses – e em especial nos últimos dias –, pois acredita que o pleito possa acabar em 2 de outubro. “Respeito os institutos, mas tenho pesquisas de consumo interno que norteiam o nosso trabalho. E o nosso foco é o resultado em 2 de outubro, vamos trabalhar até a última hora para vencer o primeiro turno”, declarou otimista.
Ainda segundo ele, a estratégia nesses últimos 16 dias de campanha é mostrar a realidade. “Mostrando a realidade do povo e mostrando que assim como fiz em Aparecida, a segunda maior cidade do Estado, posso fazer por Goiás. Eu sei que governar um município é diferente de governar um Estado, mas me sinto pronto e preparado”, argumenta.
Ao ser questionado sobre o eventual segundo turno – que é o que indica as pesquisas – Mendanha reforça que trabalha pela vitória no primeiro, mas que se isso não for possível, “eu não tenho dúvidas que se Deus e o povo permitir estarei nele [no segundo turno]”.
Ainda segundo ele, o cenário das pesquisas espontâneas aponta um grande número de indecisos e dentro dos principais nomes ao governo, o dele é o que tem menos rejeição. “Então acredito sim que tenho chegado aos goianos e eles têm sentido sinceridade em minhas palavras”, revela sobre uma de suas barreiras, que é se tornar conhecido no Estado.
Em aberto
O candidato também aproveita para reforçar que o quadro eleitoral para governador ainda está em aberto, neste momento. “Os diversos institutos trazem números diferentes na estimulada das pesquisas, mas convergem em um ponto: o cenário para voto de governador na espontânea está com alto número de indecisos.”
Desta forma, a expetativa dele é que haja um crescimento na reta final. Ele também enfatiza que o “sentimento de mudança” da população já começou. Estando no segundo turno, ele lembra que o tempo de propaganda eleitoral – por quase um mês, já que a eleição na segunda etapa ocorre em 30 de outubro – é igual. E nesse cenário, Mendanha diz que apresentará “propostas que vão trazer modernidade e evolução pro nosso Estado”.
“Eu tenho propostas sérias, verdadeiras, exequíveis, com previsão de fundos e prazos para resolver o problema de energia. Vou criar uma rede de proteção para as famílias mais vulneráveis e regionalizar, de fato, a saúde. E acima de tudo, serei um governador aberto ao diálogo, e sensível a dor do povo.”
Pesquisa
Levantamento do último sábado (10) do Goiás Pesquisas/Mais Goiás mostra que o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) Tem 40,1% das intenções de voto no primeiro turno. O ex-prefeito de Aparecida de Goiânia Gustavo Mendanha vem em seguida com 22,1%, enquanto o terceiro colocado é o deputado federal major Vitor Hugo (PL).
Na quarta posição está o ex-reitor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) Wolmir Amado (PT), com 6,29% Os demais: Reinaldo Pantaleão (UP), 1,81%; Edigar Diniz (Novo), 1,43%; Cíntia Dias (PSOL), 1,43%; professora Helga (PCB), 0,95%; e Vinícius Paixão (PCO), 0,29% – este último também teve o registro indeferido no TSE.
O levantamento ouviu 1.050 eleitores de 5 a 8 de setembro de 2022 e tem margem de erro de 3,02 pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança é de 95%. Os registros no TSE são BR-00200/2022 e GO-04869/2022.