O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 22 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
Pagamento instântaneo

Nexus: Conheça o ‘pix internacional’ que permitirá transferências entre mais de 60 países

O projeto se baseia em criar um software que conectará os sistemas de pagamentos instantâneos de todo o mundo em um só lugar

Postado em 19 de setembro de 2022 por Rodrigo Melo

Já estão em fase de testes as transferências instantâneas de dinheiro entre países com moedas diferentes via pix. O chamado “Nexus” permitirá fazer transações bancárias em menos em segundos para qualquer país que já tenha o sistema instantâneo de pagamento implantado pelo Banco Central. A informação é do jornal O Globo,.

Atualmente, estão sendo feitos testes entre os sistemas financeiros da Malásia, de Cingapura e da Zona do Euro, pelo Banco da Itália, mas a colaboração deverá incluir mais de 60 países. O Banco Central brasileiro segue provisoriamente como “observador” do projeto.

Leia também: Pix já é o segundo meio de pagamento mais usados em apps de transportes locais

Como deve funcionar

Quem está em desenvolvimento o projeto Nexus é o Bank Of International Settlements (BIS), organização internacional responsável pela supervisão e cooperação entre os bancos centrais. Ainda não se sabe quando e se o sistema será lançado oficialmente, ou se haverá taxas de transferências.

O projeto se baseia em criar um software que conectará os sistemas de pagamentos instantâneos de todo o mundo em um só lugar, o que possibilitará a troca de informações. O chamado “Nexus Scheme” deve estabelecer as regras básicas para a comunicação entre os países.

“Conectar sistemas de pagamentos instantâneos bilateralmente faz sentido quando dois países têm relações próximas e um fluxo significativo de pagamentos. No entanto, uma abordagem mais escalável é necessária para criar uma verdadeira rede global de pagamentos transfronteiriços”, apontou a organização em relatório.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também