“A arma do cidadão hoje é o voto” afirma ministro do TSE
Em avaliação geral feita por Moraes, as medidas de precaução tomadas previamente pelo Tribunal têm contribuído para um processo de votação calmo e tranquilo em todo o país.
O ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), comemorou a pacificidade da votação em todo país até as 15h desse domingo. Em coletiva concedida nessa tarde, o ministro fez um balanço positivo do processo de votação em todo país até o momento.
Em avaliação geral feita por Moraes, as medidas de precaução tomadas previamente pelo Tribunal têm contribuído para um processo de votação calmo e tranquilo em todo o país. Ainda segundo ele, as medidas de proibição de armas de fogo vêm se mostrando importante e, segundo pesquisas, tiveram o apoio do cidadão. “Dia da eleição não é dia de arma, a arma do eleitor é o voto” apontou.
Segundo o ministro, o que parecia que poderia criar maiores problemas seria a obrigação de deixar o celular junto ao mesário, mas não houve maiores problemas quanto a isso. A incidência de descumprimento foi muito pequena, segundo Moraes, e a população obedeceu de forma muito positiva às orientações da Justiça Eleitoral.