O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

segunda-feira, 23 de dezembro de 2024
PublicidadePublicidade
Retirada

Prefeitura de Goiânia arranca 90 árvores na Avenida Goiás, para obras do BRT

Das 90 árvores, 32 ipês roxos, 48 guarirobas, seis cega machados, duas mongubas, uma mangueira e um ficus

Postado em 24 de outubro de 2022 por Rodrigo Melo

Conforme autorização da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), foram arrancadas neste sábado (22/10) 90 árvores do canteiro central da Avenida Goiás, no Centro. No local que fica no trecho entre a Praça Cívica e a Avenida Independência, serão implantadas as plataformas do BRT Norte Sul.

Segundo a gestão municipal, serão plantadas 1.350 novas árvores em substituição, ou seja, para cada árvore retirada, 15 serão plantadas no trecho. Das 90 árvores, 32 ipês roxos, 48 guarirobas, seis cega machados, duas mongubas, uma mangueira e um ficus.

De acordo com informações da Amma, a decisão ocorre em atendimento a Termo de Compromisso Ambiental (TCA). Ainda explicou que as 48 guarirobas estão em final de ciclo de vida.

5 mil mudas por mês

Além disso, até fevereiro de 2023, a empresa que administra a obra fará plantio de 5 mil mudas por mês, o que totalizará 26 mil para cumprimento do acordo firmado.

As ações já começaram no início do mês de outubro, no Residencial Senador Albino Boaventura, com 2.275 mil mudas plantadas em local onde a Amma autuou e desapropriou, em julho, invasores que realizavam plantio e comercializavam mandiocas.

Na Avenida Goiás, o novo plantio será feito na medida em que as obras de cada um dos três trechos entre a Praça Cívica e a Avenida Independência, no Centro, forem concluídos.

O objetivo, segundo a Amma, é garantir que a arborização da cidade seja impactada o menos possível, assegurando o plantio e manutenção. Em 2021, foram plantadas mais de 60 mil árvores no projeto Arborizagyn.

Leia também: Prefeitura de Goiânia realiza reforma dos cemitérios municipais

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também