O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

domingo, 24 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
Festa religiosa

Saiba quem foi Menina Benigna, que será beatificada hoje no Ceará

Nascida em em 15 de outubro de 1928, Menina Benigna morreu aos 13 anos, após rejeitar as investidas de um assediador

Postado em 24 de outubro de 2022 por Ícaro Gonçalves

A partir das 15h desta segunda-feira (24/10), a cidade de Crato (CE) dá início a cerimônia que tornará Benigna Cardoso da Silva, a Menina Benigna, a primeira beata do estado. A celebração católica deve receber cerca de 60 mil pessoas, em um momento de religiosidade, mas também de luta contra o machismo e a violência contra as mulheres.

Nascida em em 15 de outubro de 1928, Menina Benigna morreu aos 13 anos com golpes de facão, após rejeitar as investidas de um assediador. O dia 24 de outubro de 1941 ficou marcado como a data do martírio de Benigna. A beatificação ocorrerá no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti, em Crato, com participação do cardeal Leonardo Steiner, arcebispo de Manaus.

“Benigna, em vida, foi vista como uma pessoa santa. Era muito dedicada aos estudos, caridosa, amante da natureza e dos animais, extremamente religiosa, com assídua participação na Eucaristia aos domingos”, conta Danilo Sobreira, coordenador de Pastoral da Paróquia Senhora Sant’Ana de Santana do Cariri, cidade natal da mártir, ao site Vatican News. “E também nutria devoção especial a Nossa Senhora do Carmo a quem sempre invocava para a livrar do inferno”, continua.

Leia também: Irmã Dulce é canonizada e se torna primeira santa brasileira

A menina perdeu os pais quando ainda era muito nova, e acabou sendo criada pelos irmãos. A história conta que um rapaz chamado Raimundo Raul Alves Ribeiro começou a assediá-la quando ela tinha apenas 12 anos. A menina sempre o rejeitou, até que às 16h de 24 de outubro de 1941, depois de chegar da escola e ir buscar água perto de casa, ela foi atacada por Raimundo com golpes de facão.

“Desde então, ela é invocada como mártir, heroína da castidade, mártir da pureza”, continua Sobreira. De modo espontâneo, os fiéis começaram a ir ao local onde Benigna foi assassinada. Rezavam, acendiam velas e pediam a intercessão. Somente uma cruz fincada no chão marcava o local.

No local onde a menina morreu foi construída uma pequena capela, que ficará maior a partir de agosto de 2023. É a data esperada para a inauguração do Complexo de Benigna, na região de Santana do Cariri (CE).

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também