O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

terça-feira, 21 de janeiro de 2025
PublicidadePublicidade
Padronização

Apple confirma que iPhone mudará conector Lightning para USB-C

Com a nova lei europeia, aparelhos como o iPhone e os AirPods da Apple terão até o final de 2024 para realizar a transição

Postado em 26 de outubro de 2022 por Rodrigo Melo

Executivos da Apple anunciaram, em entrevista ao The Wall Street Journal, que a empresa migrará seus conectores para o padrão USB Tipo-C. A afirmação ocorre após a aprovação final à legislação da União Europeia (UE) que obrigará a indústria da tecnologia a mudar a entrada de carregador.

O vice-presidente sênior de marketing global da empresa, Greg Joswiak, disse que a nova lei da Europa deverá surtir efeito nos próximos iPhones. “Obviamente, teremos que concordar [com a mudança]. Nós não temos escolha”, relatou Joswiak, ao lado de Craig Federighi, vice-presidente de software da empresa.

Os dispositivos da Apple usam o padrão próprio de conectores chamado de Lightning, desde os seus primeiros lançamentos. Desde 2012, no iPhone 5, a empresa adorou uma conector com 8 pinos, substituindo o primeiro que havia 30 pinos.

Até mesmo as saídas P2 para fones de ouvidos foram destacados nos últimos modelos do iPhone, sendo substituídos unicamente pela saída do carregador, padrão Lightning. No entanto, a empresa começou há uns anos a usar essa tecnologia nos iPads da linha Pro, assim como nos computadores Mac.

Com a nova lei europeia, aparelhos como o iPhone e os AirPods da Apple terão até o final de 2024 para realizar a transição. A diretiva ainda será publicada no Diário Oficial da UE e as regras entrarão em vigor após 20. A expectativa é que a mudança ocorra já no iPhone 15.

Leia também: Apple é condenada a pagar indenização de R$5 mil para cliente goiano que comprou iPhone sem carregador e fone

Lei europeia

A nova lei aprovada pela União Europeia pretende, principalmente, reduzir o lixo eletrônico causado pelos diferentes tipos de conectores.

A decisão envolve não apenas os dispositivos da Apple, mas todos os smartphones, tablets e câmeras vendidos na região que não utilizem como padrão o conector universal USB-C. Até 2026, a lei se estenderá para notebooks, mas também abrange fones de ouvido, controles de videogame, teclados, mouses e outros dispositivos eletrônicos, por exemplo.

Durante a entrevista, os executivos da Apple não confirmaram se o iPhone adotará o padrão USB-C globalmente. No Brasil, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) abriu uma consulta pública, em junho, sobre a padronização de carregadores em celulares. Nos Estados Unidos e Índia articulam a mudança na lei com a mesma finalidade.

Leia também: Apple lança iOS 16 para iPhones nesta segunda-feira

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também