O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quinta-feira, 23 de janeiro de 2025
Premiação

Brasil tem 15 queijos premiados no World Cheese Awards 2022

A competição contou com 4.434 inscritos e 900 empresas concorrentes em todo o mundo

Postado em 9 de novembro de 2022 por Mariana Fernandes

Uma das principais premiações mundiais de queijo, a World Cheese Awards, foi realizada na última quinta-feira (3) no país de Gales com 4.434 inscritos e 900 empresas concorrentes em todo o mundo. Os queijos foram avaliados nas categorias: aparência da casca e pasta, aroma, corpo e textura, sabor e sensação na boca.

Na competição, o queijo francês Le Gruyère AOP, feito de leite não pasteurizado, foi eleito o melhor do mundo na premiação organizada pela Guild of Fine Food, do Reino Unido.

O Brasil que também esteve na competição, fez bonito e obteve com 15 queijos entre medalhas de bronze, prata, ouro e super ouro. Os destaques ficaram com o queijo Lua Cheia, do laticínio Serra das Antas, de Bueno Brandão (MG), que é cremoso e coberto com uma fina camada de carvão vegetal (comestível), obtendo medalha super ouro.

Outro brasileiro de destaque foi o queijo Morro Azul, da Pomerode Alimentos, produzido em Pomerode, Santa Catarina que possui alta cremosidade e é envolto em uma cinta de madeira, que ajuda a dar sabor e manter a estrutura. Ele também levou a medalha super ouro.

Foto: Banco de Imagens

Demais queijos brasileiros premiados:

  • Tulha – Fazenda Atalaia, medalha de ouro

Com 12 meses de maturação e produzido através do leite de vacas holandesas tipo A, o queijo Tulha ganhou merecidamente o posto de um dos melhores queijos do Brasil e do mundo.

Foto: Divulgação
  • Queijo Azul da Mantiqueira – Laticinios Paiolzinho, medalha de ouro
Foto: Divulgação

O Queijo Azul da Mantiqueira é uma variedade de queijo azul fabricado com leite de vaca. Sua massa possui o dobro de cremosidade do queijo Gorgonzola.

  • Lendário da Generosa – Fazenda Generosa, medalha de prata
Foto: Divulgação

O queijo Lendário da Generosa, é um queijo autoral, produzido na Fazenda Generosa desde os anos 80.

  • Tulha da Toca – Fazenda Atalaia, medalha de prata

Queijo maturado por 12 meses, de massa quebradiça com cristais e paladar com notas frutadas.

Foto: Divulgação

Além do Queijo Tipo Quark – Laticínios São João, medalha de prata; Vale do Testo 6 Meses – Pomerode Alimentos, medalha de prata; Brebis de Pomerode – Pomerode Alimentos, medalha de prata; Tipo Gorgonzola Dolce – Serra das Antas, medalha de prata; Queijo Tipo Burrata Búfala Almeida Prado – Laticinio Bufala Almeida Prado, medalha de prata; Queijo Capim Mantiqueira – Laticinios Paiolzinho, medalha de bronze; Tulha Regente – Fazenda Atalaia, medalha de bronze; Caprinus – Fazenda Atalaia, medalha de bronze e o Bueno, tipo Comté – Serra das Antas com medalha de bronze.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também