Ministros do STF são ofendidos na saída de hotel em Nova York
Magistrados estão na cidade norte-americana para participar do evento Lide Brazil Conference
Os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal), Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski foram ofendidos, no último domingo, 13, por brasileiros em New York (EUA), no momento em que deixavam o Hotel Sofitel, onde estão hospedados, e entraram em uma van.
Gilmar e Lewandowski estão em Nova York para participar do Lide Brazil Conference, no HCNY (Harvard Club of New York), que acontece nesta segunda-feira (14), com quatro ministros do Supremo: Alexandre de Moraes, Dias Toffoli, Cármen Lúcia e Roberto Barroso.
O primeiro a sair do hotel foi Gilmar Mendes, 66 anos. Em vídeo compartilhado nas redes sociais, é possível ouvir o provável autor da filmagem confundindo o ministro do STF, com o ex-presidente da república, Michel Temer.
Os xingamentos se repetem, para Lewandowski, de 74 anos. Porém o ministro, apenas se vira para as pessoas que estão aguardando na porta, acena para eles e sorri. Confira:
Em outro momento, na Times Square, o ministro Luís Roberto Barroso é abordado na rua por uma mulher. Ela o questiona: “Como está, senhor juiz?” e responde: “Muito bem, senhora. Feliz pelo Brasil”.
Em seguida a mulher, que grava todo o percurso, complementa: “Ah, tá bom. Mas nós vamos ganhar essa luta. Nós vamos ganhar essa luta. O senhor está entendendo? Que a gente vai ganhar essa luta, cuidado. O povo brasileiro é maior do que a nossa Suprema Corte”.
E Barroso responde: “Com a graça de Deus”. A mulher continua: “Você não vai ganhar o nosso país”.
Em seguida Barroso entra em uma loja e diz: “Não seja grosseira. Tchau, minha senhora. Passar bem”.