Ex-vice de Trump diz que presidente decidiu ser ‘parte do problema’ durante a invasão ao Capitólio
A invasão ocorreu em 6 de janeiro de 2021, quando milhares de apoiadores de Trump tentaram impedir Joe Biden fosse empossado
O ex-vice-presidente dos Estados Unidos Mike Pence, que governou de 2017 a 2020 junto a Donald Trump, afirmou que o então presidente “decidiu ser parte do problema” no dia da invasão ao Capitólio. Pence disse ainda que as palavras de Trump colocaram a sua vida e de sua família em risco.
As declarações de Pence foram feitas em entrevista ao canal ABC News. Nesta semana, ele lança um livro de memórias sobre seu período no cargo.
O episódio da invasão ocorreu em 6 de janeiro de 2021, quando milhares de apoiadores de Trump tentaram impedir que o Legislativo certificasse a vitória de Joe Biden nas eleições. Na ocasião Pence reconheceu a vitória de Biden e por isso foi considerado um “traidor”.
Leia também: Saiba quem é a brasileira “trumpista” presa por ter participado da invasão ao Capitólio nos EUA
Na entrevista, ele foi perguntado sobre o post que Trump fez nas redes sociais enquanto acontecia o motim. O ex-presidente disse que Pence “não teve a coragem de fazer o que deveria ser feito”.
“Quer dizer, as palavras do presidente foram inescrupulosas. Ficou claro que ele decidiu ser parte do problema”, disse Pence.
Pence ainda disse que as palavras ditas por Trump para incentivar os atos colocaram em risco as vidas da família do vice-presidente e de todos do Capitólio.
Antes da invasão, Trump pediu aos seus apoiadores que “lutassem como o inferno” contra a suposta “fraude eleitoral maciça”. Em seguida, voltou para a Casa Branca, enquanto a multidão lançava o ataque.
Mais de um ano depois, a comissão do Congresso americano responsável por investigar a invasão do Capitólio revelou que Trump tentou se juntar aos seus apoiadores que atacavam o Congresso. Trump pode ser processado e, se condenado, pode se tornar inelegível.