O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 23 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
Corte

Governo corta verba de operação que distribui água para famílias do interior nordestino

De acordo com planilha do Exército, que coordena a ação, 1,6 milhão de pessoas estão no prejuízo

Postado em 23 de novembro de 2022 por Ana Bárbara Quêtto

A operação Carro-Pipa, do Governo Federal, que leva água potável a famílias nordestinas há mais de 20 anos, teve recursos cortados neste mês. O corte fez com que os caminhões suspendessem temporariamente a operação no interior nordestino.

De acordo com planilha do Exército, que coordena a ação, 1,6 milhão de pessoas serão afetadas pelos cortes. Elas teriam direito ao abastecimento em novembro deste ano, em oito estados do nordeste.

A divisão dos recursos ocorreu logo após o segundo turno das eleições, no dia 30 de outubro, em que o presidente Jair Bolsonaro (PL) saiu derrotado. Segundo apurações do colunista Carlos Medeiro – do site UOL – o primeiro estado a ter o abastecimento suspenso foi Alagoas.

Leia também: Projeto de taxação do agro é aprovado na Alego

Já Pernambuco, Paraíba e Bahia, aguardam a paralisação, que deve acontecer apenas na quinzena final de novembro, assim como nos demais estados, com os caminhões deixando de prestar o serviço à população.

Ainda conforme o UOL, a operação é financiada pelo Exército Brasileiro, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). Em um documento do 72º Batalhão de Infantaria Motorizado, com sede em Petrolina (PE), endereçado a Defesas Civis de municípios de Pernambuco e Bahia, o Exército informa que “o recebimento parcial de recursos financeiros para atender a execução do serviço será somente para até o dia 15 de novembro corrente”.

No texto, assinado pelo coronel Paulo Francisco Matheus de Oliveira e publicado no dia 14, é informado que a suspenção pegou as Defesas Civis, pipeiros e moradores de surpresa.

Leia também: Possível surto de Covid-19 na Câmara Municipal pode restringir acesso ao plenário

Números da operação Carro-Pipa

  • Municípios – 468
  • Carros-pipa – 3.348
  • População atendida – 1.628.865

Respostas

O Exército informou que a corporação “é responsável apenas pelas ações que envolvem a execução da operação, a partir do repasse de recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional ao Ministério da Defesa”.

“Os recursos disponibilizados pelo MDR até o momento permitiram a execução da operação na sua plenitude até o dia 16 de novembro. O Exército Brasileiro aguarda nova descentralização de recursos para que seja retomada a distribuição rotineira de água”, disse.

O MDR explicou o fluxo de maneira diferente. O órgão contou que a renumeração dos pipeiros é feita pelo Exército e que a pasta “apenas faz o repasse dos recursos”. Já referente à suspensão, o MDR afirmou que “as necessidades de recursos adicionais foram formalmente encaminhadas ao Ministério da Economia, para que seja possível retomar, o quanto antes, a operação”.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também